quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

panqueca de espinafre


A panqueca da foto foi feita semana passada, quando eu tinha um maço interminável de espinafre. Não sou uma cozinheira de panquecas muito habilidosa não, admito. Aliás, até pouco tempo atrás, foram raras as vezes em que tinha me aventurado a preparar esse prato. Um belo dia, resolvi testar as panquecas integrais da Cami, do naminhapanela. E, veja bem, ficaram extremamente deliciosas. A partir daí, comecei a fazer panquecas com mais frequencia, mas ainda tenho um longo caminho a percorrer até dominar a técnica rs.

Usei a receita da Cami como base e acrescentei o espinafre. O recheio fiz com ricota e grão de bico, para turbinar a proteína que vez ou outra falta na alimentação vegetariana e para matar o desejo de grão de bico, que eu adoro. (Antes que alguém pergunte, não sou vegetariana, mas dificilmente como carne/peixe/frango em casa. Um dia, dedico um post para falar sobre isso).

A receita é bem simples. Seguinte:
Panqueca:
- 1 xícara de farinha de trigo integral
- 1 xícara de leite
- 1 ovo
- 3 xícaras de espinafre (usei apenas folhas)
- Sal a gosto

Bata todos os ingredientes no processador até o espinafre ficar bem triturado. Pode ser no liquidificador também, claro.
Depois, é só aquecer um fio de azeite em uma frigideira (de preferência de teflon) e acrescentar parte da mistura. Já vi muita gente falando que usa uma concha para colocar a massa na frigideira, mas eu prefiro colocar direto do processador mesmo. Mexo a frigideira rapidamente para espalhar bem. Mas, enfim, como eu já disse, não muito habilidosa não, então fica a critério de cada um descobrir a maneira mais fácil de fazer isso, né mesmo? Depois de uns minutos, a borda vai começar a se soltar. Aí é só virar e deixar dourar um pouquinho o outro lado também. Vá empilhando as panquecas até terminar a massa. Renderam sete (ou oito? agora tou em dúvida!) panquecas. Usei apenas três e congelei o resto. 
O recheio é vapt-vupt.
Com um garfo, amasse 100g de ricota com 1 xícara de grão de bico cozido. Acrescente duas colheres de sopa de tahine e um fio de azeite. Ajuste o sal.
Fiz as panquecas em envelope. Assim:
Não queria cobrí-las com molho, então apenas cortei dois tomates em cubos e temperei com azeite, sal e pimenta do reino. Coloquei os tomates por cima das panquecas e joguei também um queijinho que, no caso, foi gouda. Um parmesão decente deve ficar delicioso também. (Importante: como não tinha molho, passei um pouco de azeite no fundo da travessa, para evitar que as panquecas grudassem).
Levei ao forno pré-aquecido (200 graus) por dez minutos. Servi com uma salada e foi só isso. Preciso dizer que ficou uma delícia?

5 comentários:

  1. Eu acho que Cami, do naminhapanela.com, postou uma dessa, só que de manjericão em vez de espinafre. :) Eu vi outro dia, na verdade, mas o post pode ser antigo. Eu já tinha gostado dessa ideia, mas agora é que vou pôr em prática mesmo! :)
    Só a farinha de trigo integral que não tem aqui em casa... é da feirinha de orgânicos?
    :*

    ResponderExcluir
  2. Detalhe básico: pulei logo pra receita e, se eu tivesse lido a postagem toda, teria visto que tu citasse as panquecas de Cami! ahahahahahhaah
    Anoca #fail

    ResponderExcluir
  3. Noca,
    comprei a farinha em MJ Bandeira, lá na rua da Praia. Mas tem em supermercado também. O bom de MJ é que você compra a granel, então não precisa levar 1 kg de uma vez só!

    ResponderExcluir
  4. Lisa,
    se Carl te deixar.. eu caso contigo! ;)

    ResponderExcluir
  5. uehauheuaheuaheuhaeuhaeuhae
    Só vi o comentário de Cecília agora e rachei de rir! ahahahahahahaha

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...