A receita de hoje é especial para Samara. Sabe aquelas amigas que são raras, que você conta nos dedos quantas tem? Pronto, ela é uma dessas. Queridíssima, elétrica e tagarela, aquela pessoa que todo mundo estranha quando está calada. Dia desses, Samara me ligou para, finalmente, colocarmos os assuntos em dia. É que no fim do ano passado ela foi para São Paulo e, desde então, não tínhamos nos falado com calma. No meio da conversa, ela comentou que havia tentado fazer uma berinjela aqui do blog e que tinha dado tudo errado, que eu tinha que explicar melhor, que ficou salgada, que depois descobriu um bicho na berinjela, que a erva que ela colocou não prestou, que isso, que aquilo. Quando o crédito do celular dela acabou, desligamos. Ela me ligou mais tarde, no mesmo dia, para pedir outras receitas, pois queria impressionar o pessoal e se redimir do desastre da berinjela. Nesse meio tempo, prometi que postaria mais receitas de berinjela aqui, simples e bem explicadas. Aí vai a primeira, galega:
Ingredientes:
- 1 berinjela média
- 1 tomate grande e maduro cortado em cubos
- 1/3 de xícara de leite
- 1/3 de xícara de creme de leite
- 3 colheres de sopa de vinho branco seco
- 150g de ricota
- 1/2 xícara de coco ralado (nada de saquinho. Sem preguiça, é só comprar coco fresco ralado na hora no mercado mais próximo!)
Corte a berinjela em fatias finas e deixe desidratando no sal por 30 minutos. Passado o tempo, lave bem as fatias. Numa frigideira, aqueça um fio de azeite e doure levemente a berinjela dos dois lados (pouco mais de um minuto para cada lado).
O 'molho' é super simples: misture o leite, o creme de leite, 100g de ricota esfarelada e o vinho. Leve ao fogo apenas para ferver rapidamente e evaporar o álcool. Ajuste o sal, acrescente pimenta do reino e manjericão desidratado.
Por último, prepare a crosta de coco. Aqueça um fio de azeite numa frigideira e depois acrescente 50g de ricota esfarelada e 1/2 xícara de coco fresco ralado. Mexa bem até ficar levemente dourado. Se preciso, acrescente sal.
Agora, é só montar. Primeiro a berinjela, depois o molho, tomate (temperado com azeite), berinjela de novo, molho, tomate e, para finalizar, a crosca de coco com ricota.
Leve ao forno pré-aquecido (230 graus) por 30 minutos. Tire, espere esfriar um pouco (mas só um pouco) e sirva. Como acompanhamento, serve quatro pessoas.
agooooooora eu vi!!! profissionalizou nas dicas! já assinei =P
ResponderExcluirViaja amanha neh ?? cheiro.
ahhhhhhhh nem fui pra praia...
lisaaaaaaa, vem fazer aqui em casa... fiquei com água na boca... é nanda !
ResponderExcluir