quinta-feira, 24 de julho de 2014

salada mexicana de feijão preto


Você, que leu o título da receita e se perguntou "que invenção é essa?", tenha calma que eu explico. 
Eu, brasileira, só comia feijão tradicional, ou seja, feijoada, feijão verde no arrumadinho, feijão mulatinho com caldo e etc. Feijão em salada? Estranho. Se fosse grão de bico ou lentilha, até entendo. Mas feijão? Ainda mais feijão preto? Não, nunca tinha visto. Mas aí, no primeiro ano da faculdade, nós temos dois cursos de cozinha. Cozinha mesmo. Com uniforme e avental e tudo. Cada aula tem um tema e a turma é dividida em duplas. Cada dupla tem seu cubículo, com fogão e utensílios, e uma receita para fazer. No final, experimentamos as receitas e discutimos os resultados. Tudo isso pra dizer que, no dia dos "grãos", eu e minha coéquipière ficamos responsável de fazer uma salada de feijão preto com limão, tomate, cebola, coentro e azeite. Quase que um feijão preto com vinagrete. Pois bem, provei e achei super interessante. Mas nunca repeti a receita depois. Até a semana passada. Nesse meio tempo, vendo receitas aqui e ali, vi outras variações, umas com milho, outras com abacate e por aí vai. 
Resumindo a história: semana passada, fui pra casa de uma amiga em cima da hora e não tinha muita coisa interessante pra levar pra comer não. Aí me dei conta que tinha todos os ingredientes pra fazer uma salada de feijão preto. Levei tudo o que tinha. O abacate ia ser, na verdade, um guacamole, mas mudei de ideia e resolvi colocar na salada também. 
Pois bem, esqueça o preconceito, abra o coração para novos sabores e teste essa receita. É leve, gostosa e perfeita pros dias quentes. Anotaí os ingredientes:

- 2 xícaras de feijão preto cozido, escorrido
- 1 lata de milho verde, escorrido e lavado 
- Suco de dois limões
- 1/3 de xícara de cebola picada (aproximadamente meia cebola)
- 1 e 1/2 tomates, picados em cubos
- 1 abacate, picado em cubos 
- molho de pimenta a gosto (eu usei 1 e 1/2 pimenta fresca, porque tenho uma pimenteira em casa)

O modo de preparo não poderia ser mais simples: misture o feijão e o milho num bowl. Pique a cebola, o tomate e o abacate e acrescente ao bowl. Esprema o suco do limão e misture tudo. Acrescente sal e o molho de pimenta (ou pimentas frescas!) de acordo com o seu paladar. 

P.S.: Daria para colocar umas ervas frescas aí tranquilamente, como coentro e cebolinha, mas eu não tinha nenhuma disponível. 

P.S.2: Voltando pra minha aula e pro dia dos "grãos"... Só por curiosidade, a professora perguntou quantas pessoas comiam leguminosas pelo menos uma vez por semana. Adivinha quem foi a única pessoa que levantou a mão num grupo de quase 30? Quando ela perguntou quem comia leguminosas uma vez por mês, 90% das mãos se levantaram. Passei bem uma semana refletindo sobre costumes alimentares e diferenças culturais. Até hoje, na verdade, eu me surpreendo quando alguém me fala que nunca (ou raramente) come feijão e afins. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...