Enquanto escrevo esse post, me dou conta que, esta semana, a maioria dos posts são versões diferentes de receitas conhecidas. Não sei se a frase está clara, mas o que eu quero dizer é que, mais uma vez, conheci aqui um "outro mundo" das limonadas. Pra mim, limonada é sinônimo de suco de limão (verde) com água. E açúcar, na maioria das vezes. Mas, nessa grande América do Norte, existe limonada de todo tipo e sabor. Claro que o limão continua sendo a base, mas a imaginação corre solta: tem melancia, pêssego, amora, framboesa e até manjericão e hortelã.
Enfim, pra fazer a minha primeira limonada diferente, fui conservadora e escolhi morangos.
Ingredientes:
- 1 xícara de morangos
- Suco de um limão (usei siciliano, que é mais suave que o taiti)
- 600 ml de água com gás (pode ser sem gás também, mas o gás dá um tchan!)
- Gelo
- Folhas de hortelã (opcional)
- Açúcar (opcional)
Bata no liquidificador (ou no mixer) os morangos com o suco de limão. Se preciso, coloque um pouco de água. Passe a mistura em uma peneira para tirar as sementes do morango (eu fiz isso para seguir à risca "a tradição", mas eu particularmente adoro as sementes de morango, então acho que não vou coar da próxima vez).
Acrescente o resto da água e algumas folhas de hortelã picadas. Mexa bem. Coloque também umas (várias) pedras de gelo. E só. Rende aproximadamente 900 ml.
P.S.: eu não esqueci do açúcar não! Você pode acrescentá-lo depois de peneirar o suco e misturar bem. Pra mim, uma a duas colheres de sopa é mais que suficiente (pros 900 ml). Nosso paladar, às vezes, está tão acostumado com o gosto doce que exageramos no açúcar e não dá nem pra sentir o gosto das frutas.
P.S.2: se quiser uma limonada mais suave, coloque mais água. Aqui em casa, preferimos sucos mais encorpados, então economizei na água, mas a limonada tradicional seria mais aguada que essa.
P.S.3: eu ia escrever um longo parágrafo sobre como não é bom exagerar tomando sucos e bebidas doces, mas acho melhor falar disso com calma num post mais pra frente. Resumindo: não exagere no suco só porque ele é feito de fruta. Ainda assim, ele tem açúcar (o que a gente coloca E o das frutas) e é absorvido rapidinho rapidinho pelo nosso organismo. Na verdade, no dia a dia, é melhor trocar o suco pela água e deixar limonadas como essa pro café da manhã caprichado do fim de semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário