terça-feira, 22 de julho de 2014

galinha guisada



Galinha guisada pra mim é isso aí: desmantelo. Total comfort food. É prato que você come na casa da sua vó, direto da panela ou de uma vasilha duralex
Por algum motivo estranho, eu achava que era complicado fazer galinha guisada. Sei lá. Achava que ia precisar de mil e um ingredientes, modo de preparo complicado e longo e blá blá blá. Até que, um belo dia, resolvi fazer e vi que não tem nenhum bicho de sete cabeças. Pelo contrário, é bem simples. 

Você vai precisar de:
- 700 g de sobrecoxa de frango (comprei desossada. é o equivalente a 7 sobrecoxas pequenas)
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 colher de sopa de vinagre
- sal, pimenta, páprica 
- 3 tomates (usei tomates pelados) 
- 1 e 1/2 xícara de caldo de frango, de legumes ou água (se possível, vá de caldo caseiro. se não, escolha um com baixo teor de sódio. ou vá de água mesmo, que também dá certo. a quantidade de líquido pode ser maior ou menor, se você preferir mais ou menos molho)
- Coentro e cebolinha (não coloquei porque não tinha em casa, mas recomendo)

Tire o excesso de gordura da sobrecoxa. As que eu compro aqui costumam vir bem limpas, mas nem sempre é o caso. Corte o alho e a cebola e misture ao frango, junto com o vinagre e os temperos (eu usei também Mrs Dash, um tempero sem sal que é basicamente uma mistura de várias ervas secas). Deixe marinar por 1h na geladeira.


Passado o tempo, doure as sobrecoxas numa panela (não usei óleo nem nada, por isso fui de fogo médio e dourei levemente). 

Acrescente o caldo e os tomates picados e espere ferver (pode aumentar o fogo pra ir mais rápido). 
Ferveu, baixe o fogo (baixo-médio) e deixe a panela semi-tampada. 25 minutos, acrescente o coentro e a cebolinha e tá pronto! 

P.S.: às vezes eu coloco batata, mas normalmente faço sem. cenoura também dá certo! sempre acrescento depois do caldo e fico de olho no cozimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...