segunda-feira, 25 de abril de 2011

sururu ao coco

Você que não mora em Pernambuco ou no Nordeste e nunca ouviu falar de sururu, compraí uma passagem e vem experimentar, que é gostoso demais. Sem medo de ser feliz, que a satisfação é garantida.

Esse aí foi um dos pratos do almoço da Páscoa. Estava aqui no meu congelador há umas semanas, esperando a ocasião para ser preparado. Comprei ali no fim da Conselheiro Aguiar, do lado esquerdo. Esqueci quanto custou, mas acho que foi R$14 o quilo. Resolvi fazê-lo ontem, mesmo não tendo todos os ingredientes que queria. 

Os ingredientes ideais seriam:
- 1kg de sururu (ok!)
- Suco de dois limões (ok!)
- 1 cebola picada (ok!)
- 2 dentes de alho picados (ok!)
- 1 pimentão verde picado (faltou)
- 4 tomates pequenos sem pele e sem semente (substitui por 6 colheres de sopa de extrato)
- 200ml de leite de coco 
- Bastante coentro (aqui foi cebolinha)
- Louro (ok!)

A parte mais chata e mais demorada é lavar o sururu. Precisa ter muita paciência para deixá-lo bem limpo, porque não existe nada pior do que sururu com areia ou resto de concha. Primeiro, lavei tudo numa peneira e depois fui passando água em cada punhadinho de sururu e colocando num prato. Demorou, fiquei com as costas doendo, mas valeu a pena.
Sururu limpo, esprema o suco dos dois limões e deixe de molho. Enquanto isso, pique a cebola, o pimentão e o alho e tire a pele e as sementes dos tomates, se for o caso.
Tudo pronto, é hora de refogar a cebola, o alho e o pimentão (que eu não tinha).
Mexa por uns cinco minutos e coloque o sururu.
Mais uns três minutos mexendo e ele vai começar a soltar água. Acrescente os tomates (ou o extrato), duas folhas de louro e deixe ferver.
Depois de levantar fervura, conte 15 minutos (fogo baixo, hein?). Se ficar muito seco, é só acrescentar um pouco de água fervente, de preferência. Passado o tempo, coloque o leite de coco.
Voltou a ferver? Conte mais cinco minutos, desligue o fogo, acrescente o coentro (ou cebolinha, no caso aqui), ajuste o sal e pronto. Agora é só preparar a farofa, cortar o limão, pegar a pimenta e a cerveja e se deliciar.

7 comentários:

  1. suspeito que seja oq aqui em sampa conhecemos como Vôngoli, será que é?...rs

    ADORO!

    ResponderExcluir
  2. Sra. N,
    é parecido, mas não é a mesma coisa não! Sururu é mais gostoso rs.
    :)

    ResponderExcluir
  3. Também não gostei.
    Tenha piedade de meus desejos da terrinha. Nesse feriado tava em Ipanema pegando um sol e desejando um manjar tipicamente praiano nosso!

    Eu até gostava dessa página, mas estou ficando reticente!

    Amo!

    ResponderExcluir
  4. Lisa,
    ensina como fazer aquele tempero que desse pra Lulu!!

    (eu esqueci de levar pra Leo :~ )
    Ficou aqui em casa e fez sucesso com minhas amigas ;D

    Faz uns posts desses temperinhos legais ;D


    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Não aconselho usar o leite de coco de garrafa. É melhor ralar o coco e passar no liquidificador e extrair o leite.

    ResponderExcluir
  6. A dica de como lavar..é ótima ..juro não sabia e o último veio trabalhado na areia.
    Tenso comer com tanto "crek-crek" vixe! quase tive um troço!
    Agora já sei..paciência e disposição pra ficar bom de verdade! valeu!

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...