domingo, 28 de outubro de 2012

manifesto contra o bolo de caixinha

aí eu prometi a mim mesma que eu só voltaria a escrever aqui quando eu já tivesse alguns posts mais ou menos organizados. porque aparecer uma vez a cada seis meses não dá, né? então, podem considerar isso aqui a volta oficial do minicozinha. sem posts diários, claro, mas eles serão frequentes,  prometo. e, dessa vez, a promessa vai ser cumprida rs. só tem um detalhe importante: as fotos dos próximos dez (?) posts deixarão a desejar, certo? todas tiradas no celular, às vezes, nas pressas. mas a câmera já saiu da gaveta e o negócio vai melhorar em breve. 

voltando ao assunto do post, como o título já deixa claro, isso é um manifesto contra o bolo de caixinha. porque não, eu não entendo quem faz bolo de caixinha. pode ser prático, fácil, rápido, o escambau. é ruim. tem gosto artificial de baunilha muito forte, além do limite aceitável. e, bem, tem tanta receita prática, fácil e rápida de bolo de verdade por aí, que vale a pena gastar mais 5 minutos e ter um bolo muito mais gostoso. 

antes que alguém diga que 'ah, mas eu sou péssima na cozinha e erro/queimo tudo', eu aviso logo que não sou expert em bolos e já fiz vários que terminaram lindamente solados. pra combater a frustração, comecei a procurar receitas fáceis, sem claras em neve (por favor! ahhaha) e sem muita burocracia. encontrei várias e fui feliz para sempre com os meus bolos. e olhe que aqui o meu forno nem vidro tem, é só uma porta branca, então eu realmente tenho que confiar no tempo da receita e abrir torcendo que esteja pronto, não dá nem pra dar uma espiada!

o bolo de chocolate de hoje veio do tudo gostoso. marido, de vez em quando, tem uns desejos loucos e aí lá vou eu pra cozinha. fiz algumas adaptações na receita e ficou assim:
Ingredientes:
- 3 ovos
- 1 e 3/4 xícara de açúcar
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 xícara de cacau em pó
- 1/2 xícara de óleo
- 1 colher de sopa de fermento químico em pó
- 1 pitada de sal
- 1 xícara de água quente


Enquanto você separa os ingredientes, pré-aqueça o forno (190 graus).
Bata todos os ingredientes (exceto a água e o fermento) no liquidificador. Depois, acrescente a água quente e bata novamente (eu, que não tenho liquidificador, fiz assim: misturei tudo num bowl, com ajuda de uma colher e, depois, acrescentei a água e bati com o mixer). 
Por último, acrescente o fermento e aperte o 'pulsar' só pra misturá-lo à massa (ou mexa com uma colher). 
Aqui em casa, eu distribui a massa em duas assadeiras redondas (20cm de diâmetro) e levei ao forno por 30 minutos. O velho e conhecido teste do palito avisa que o bolo está pronto. Se você usar uma só forma, sugiro deixar no forno por 40 minutos, que é o tempo 'oficial' da receita do tudogostoso


Pra cobertura e pro recheio, fiz um brigadeiro tradicional com creme de leite. 
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1/2 xícara de creme de leite
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de cacau em pó (pode ser chocolate em pó, achocolatado, o que você preferir. aqui em casa, só tem cacau e fica tudo lindo e com um gosto pronunciado de chocolate. recomendo muitíssimo). 

Acho que nem precisa explicar o modo de fazer, né? É só colocar tudo na panela, FOGO BAIXO, e ir mexendo até engrossar (lembrando que é pra ficar mais mole que o ponto 'tradicional' de brigadeiro, né?). 
Tudo pronto, fiz o seguinte: como o bolo cresce e fica com uma elevação, eu cortei o 'montinho' (com uma faca de pão) pra ele ficar reto, coloquei uma parte do brigadeiro e coroei com o outro bolo. Mais brigadeiro na cobertura e, pronto, taí um delicioso bolo de chocolate de duas camadas (mesmo que não dê para distingui-las nas fotos, eram duas camadas, prometo rs). 

Pra quem se empolgar e resolver largar o mundo do bolo de caixinha e se aventurar, esse blog tem umas receitas de brownies ridiculamente fáceis (aqui e aqui) e mais duas de bolo (aqui e aqui). 

7 comentários:

  1. Concordo integralmente, e ainda tem gente que encomenda bolo sem saber que é de caixinha. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Helô, qual é o leite condensado e o creme de leite daqui que tu usas? São as mesmas medidas?

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Escreve aí,o manifesto, que eu assino.Na semana passada, minha mãe fez um e ninguém conseguiu adivinhar do que era:se cenoura, se fubá...

    ResponderExcluir
  4. nath,
    eu uso um da 'marca do galo' haha. Chama 'rooster brand'. É meio vermelha a lata. Sempre tem promoção dele por aqui, fica menos de $2. Sei que aí tem Itambé no Nosso Talho. O único que eu não gosto é do President's Choice, porque é açucarado. (todos são a mesma medida, eu acho rs).
    Pro creme de leite, depende da receita. Nessa, fui de 35% mesmo. Mas podia ser o de 15. Se for pra pavê, é melhor fazer chantilly com o de 35%, se não fica muito ralo. Mas acho que tem creme de leite de lata do Brasil no Nosso Talho (só que tava bem caro da última vez que vi, não lembro o preço).

    ResponderExcluir
  5. Oba, voltou!!! Estava na expectativa, há meses abrindo e nada de novo... mas valeu a espera! Fiquei super feliz quando vi um post novo! Bom retorno! =)

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...