sexta-feira, 9 de março de 2012

Camarão ao molho de maracujá


Por Ana Luísa Freitas
Tanto Lisa quanto eu estamos devendo postagens desde o dia 24, mas é que tudo anda mesmo muito corrido para todas duas. E é por tudo ainda estar bem corrido que o post de hoje não tem exatamente receitas, mas uma sugestão de almoço/jantar bem delícia! :)
Há muito tempo tenho vontade de fazer um molho de maracujá para colocar sobre um lindo filé de salmão, sabe!? E é o que eu teria feito ontem, se o meu namorado não tivesse me dito: “Mas Lisa não postou um salmão recentemente?”. Ele não fez por mal, nem eu fiquei chateada, mas acabei perdendo a vibe do salmão e pulei pro camarão (o que também não foi má ideia!).
Como minha irmã casou semana passada, ainda há vários queijos na geladeira urrando na geladeira “por favor, me comam!!”. E foi assim que eu decidi o jantar de ontem: uma massa curta ao molho de queijo e um camarãozinho ao molho de maracujá.
E foi assim:

Massa + Molho
Cozinhei a massa em ponto al dente
Escolhi a massa “Búzios” da Vitarella, mas pode ser qualquer uma.
Para o molho, derreti uma colher (sopa) de manteiga numa panela e refoguei um talo de alho poró. Quando o alho poró estava devidamente refogado, acrescentei 1 caixinha de creme de leite e gorgonzola esfarelado, para que derretesse e fizesse um molho homogêneo. O sabor do gorgonzola tinha ficado um pouco forte e o molho estava meio ralo, então eu adicionei ½ copo de leite com 1 colher (café) de amido de milho, tanto para engrossar quanto para suavizar o sabor do molho.   Depois disso, foi só jogar sobre a massa e polvilhar pimenta do reino moída para ser feliz com ela.

Camarão + Molho de maracujá
Camarão é uma coisa relativamente misteriosa, porque, se a pessoa não fizer direito, ele fica super borrachudo. Para não ter erro, quando o dinheiro dá, eu compro logo um pacote da Netuno, que já vem cozido, descascado e sem cabeça. Quando o dinheiro não dá, o segredo é ferver bastante água com sal em uma panela e, quando a água levantar fervura, colocar os camarões e contar exatamente 1 minuto, só pra dar um sustinho nele. Aí é só retirar e escorrer.
Mas ontem o que eu fiz foi o seguinte: como os camarões já eram cozidos, dei apenas uma selada na manteiga e, logo em seguida, no azeite, pra ele ganhar um saborzinho. Acertei o sal e pronto. Só jogar o molho de maracujá por cima e sorrir de alegria! :)
Para o molho, eu não saberei precisar as quantidades, mas não tem mistério e foi mais ou menos assim: à panela, levei polpa de 1 maracujá grande, com semente mesmo, açúcar, 50ml de água e 2 colheres (sopa) de vinho branco. O vinho branco pode ser descartado, se você não tiver em casa. Aí foi só misturar tudo e deixar cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até engrossar e ganhar a consistência de calda/geleia. :)

*Quem precisar de quantidades bem determinadas, pode procurar na Internet pela receita de redução de maracujá, ok?

**A sobremesa hoje eu vou ficar devendo, porque, como eu disse mais em cima, minha irmã casou semana passada e a última coisa que queremos ver aqui em casa são bolos e/ou doces. :(

2 comentários:

  1. Gostei da receita, ficaria muito bom a noite com um bom "2009 Delicato Chardonnay" Aqui no Recife não sei quanto custa, mas fora uma garrafa de 750ml está por aproximadamente $ 4,99
    Baratinho gente.....

    ResponderExcluir
  2. Gostei da dica, ficaria muito bom pra um jantar, acompanhado de um "2009 Delicato Chardonnay". Aqui no Recife não sei quanto custa, mas fora deve estar por aproximadamente $6,00, baratinho.....

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...