sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

novidade, cebola do desmantelo e visitas

Eu queria apresentar Anoca pra vocês do jeito que ela merece. O problema é que, claro, eu deixei pra fazer esse post de última hora, são 23h, amanhã eu tenho prova de manhã (aliás, hoje, já que só vai ao ar sexta de manhã :D) e ainda passei o dia na correria indo buscar minha mãe e meu irmão no aeroporto (sim, eles vieram fazer uma visitinha) e passar a tarde e a noite começando a matar as saudades.

Por isso, serei direta e clara. Anoca, ou Ana Luísa, é amiga do coração e de longa data. Companheira de muitos momentos bons e que agora vai também compartilhar esse espaço aqui comigo. Toda sexta, então, sem falta, post especial com receitinhas preparadas por ela, que começou a se aventurar na cozinha há um tempo e faz uns pratos que são um desmantelo! A ideia é postar um cardápio (simples!) de sugestão pro fim de semana, pros dias em que temos mais tempo de cozinhar. A cebola de hoje me deixou babando. Marido já me fez prometer prepará-la por aqui. E, bem, se eu comentar o post da semana que vem... só de pensar nele, já fico ansiosa. Pois bem, vamos ao que interessa:

Cebola recheada e uma refeição de alegria
Por Ana Luísa Freitas


Quando saí da casa da minha mãe, em janeiro de 2010, aos 23 anos, eu não era exatamente o que se poderia chamar de “pessoa que sabe cozinhar”. Morando só, então, a coisa ficava ainda mais complicada, afinal, cozinhar, comer e lavar tudo sozinha é uma tarefa bem pesada.

No meu primeiro de home alone, engordei 15kg na base de muito miojo com nuggets/salsicha. Triste, né? Mas isso não é porque eu não soubesse cozinhar. Era mesmo porque cozinhar para si mesma é uma questão de muito amor à cozinha, coisa que eu não tinha (ainda!).

Resolvi mudar em 2011 e foi o que eu fiz desde então: tento cozinhar diariamente e já perdi os 15kg que tinha adquirido. O melhor: não abdiquei dos doces, nem da carne vermelha, nem das massas, nem de nada. Só voltei a comer refeições porcionadas e bem equilibradas. :)

Então começo hoje, pra lá de lisonjeada, a dividir as minhas aventuras culinárias com vocês, aqui no Minicozinha.

A refeição de hoje tem o foco em uma cebola recheada com arroz integral, que foi acompanhada por um suculento baby beef e um purê de cenoura.

Vamos às receitas? (Descreverei aqui as quantidades utilizadas para uma pessoa, porque foi o caso. Mas vocês podem multiplicar a receita para a quantidade de pessoas que serão servidas.)

Começamos pela carne, porque, enquanto ela toma gosto na geladeira, é o tempo em que você prepara todo o resto.

Baby beef
*Deixe para assá-lo por último, depois de a cebola e o purê estarem prontos.
Ingredientes
- 1 baby beef grande (entre 150g e 200g)
- 2 dentes grandes de alho espremidos
- Sal a gosto

Preparo
- Polvilhe um pouco de sal sobre o bife e esprema os dois dentes de alho sobre ele. Deixe tomar gosto, na geladeira, por uns 30min.
- Leve para assar em uma frigideira com ½ colher de sopa de manteiga. Deixe dourar os dois lados.

Obs: existe muita discussão sobre o momento certo de salgar carne vermelha. Inclusive, aqui no Minicozinha, Lisa já falou sobreisso. Mas resolvi salgar esse bife antes de ir para a frigideira.

Cebola
Ingredientes
- 1 cebola grande cozida
- 4 colheres de sopa de arroz integral cozido, refogado em cebola, alho e sal (pode ser arroz comum e o tempero também pode ser o que você achar mais conveniente)
- 2 colheres de sopa de cubinhos crocantes de bacon
- 1 colher de sopa de queijo gorgonzola esfarelado
- 2 colheres de sopa de creme de leite
- Azeite
- Salsinha desidratada

Preparo
- Primeiro, descasque a cebola.
- Em uma panela, ferva uma quantidade suficiente de água para cozinhar a cebola.
- Quando a água levantar fervura, coloque a cebola e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.
- Após os 10min, retire a cebola com cuidado e, depois que esfriar um pouco, retire o miolo com cuidado, deixando uma borda de aproximadamente 0,5cm. *Cuidado para não deixar a cebola com um buraco gigante embaixo e reserve a água da cocção da cebola.

- Leve ao micro-ondas os cubinhos de bacon ainda crus: forre um prato com umas 4 camadas de papel toalha, disponha os cubinhos sobre o papel e, sobre eles, acrescente ainda outras duas camadas de papel toalha. *Tente ignorar o máximo de gordura e foque mais na “carninha” do bacon.
- Em potência alta, deixe que os cubinhos de bacon fritem por 3 minutos. Eles ficarão sequinhos e crocantes! (O papel toalha é fundamental para absorver a gordura que o bacon soltará – confie, porque é muita gordura.)

- Derreta o gorgonzola com o creme de leite e forme um creme homogêneo.
- A esse creme, misture o arroz já cozido e refogado e os cubinhos crocantes de bacon.

- Regue o interior da cebola com um fio de azeite e polvilhe um pouco de salsinha desidratada.
- Recheie-a com o arroz já cremoso e leve ao forno pré-aquecido por uns 10 minutos.

A cebola fica docinha, docinha, como cebola de churrasco!

Purê
Ingredientes
- 1 cenoura média cortada em cubos
- 1 colher de chá (rasa) de páprica picante
- ½ colher de sopa de manteiga
- 50ml de leite

Preparo
- Cozinhe a cenoura na água usada para cozinhar a cebola.
- Quando estiver macia, retire e escorra.
- Com a ajuda de um espremedor de legumes, mixer, processador ou liquidificador, amasse a cenoura.
- Em uma panela, aqueça a manteiga, jogue a cenoura e adicione o leite misturando bem.
- Adicione a páprica picante e continue mexendo.
- Deixe cozinhar até dar uma engrossada e acerte o sal.


Obs: minha irmã, nutricionista, falou que “o bacon quebrou toda a história da refeição equilibrada”, porque a quantidade de sal que tem nele, mesmo nessa “inofensiva” colher de sopa de bacon sequinho, é basicamente a mesma de ¼ de cubo de caldo de carne. :( Mas é só de vez em quando, né? Se achar que não rola, corta o bacon da receita, sem medo, que ela vai funcionar bem legal só com o arroz cremosinho. ;)


4 comentários:

  1. JOINT VENTURE MINICOZINHA e Anoca!!! eu amei a notícia. Ainda bem que as duas são minhas amigas do peito e eu vou continuar me sentindo em casa!

    Êbaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  2. Anoca, é Mariana, da FAFIRE, lembra de mim? Que saudade de tu! Tás em Minas? Acompanho o blog desde o começo e A-M-E-I essa surpresa de te ver por aqui! Adorei sua receita, tão explicadinha... vou fazer! Manda notícias... beijo bem grande pra tu e Helóisa! =)

    ResponderExcluir
  3. Prometeram essa cebola aqui pra buchudinha. Será que sai?

    Pena que quando Lulu voltar pra casa, eu estarei saindo :/
    mas aceito convites pra jantar ;D

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...