quarta-feira, 18 de maio de 2011

brigadeiro de cocada

Hoje, dou início à primeira série deste blog: receitas juninas. Eu sei que falta mais de mês para aquela maravilhosa festa chamada São João, mas, como eu tenho planos de postar muitas receitas, já vou me adiantando. Ainda tem mais brigadeiro junino, bolo e pudim de milho, canjica e outras coisas que eu nem sei. Só não garanto fazer pé de moleque (o bolo), porque não me agrada. Se bem que Carl gosta tanto que, de repente, eu resolvo fazer esse agradinho para ele.

Para começar já no desmantelo e com uma delícia, apresento o brigadeiro de cocada. Basicamente, é uma massa de doce de leite com coco queimado e cobertura do mesmo coco queimado. É imoral de tão gostoso. Até eu, que não são muito fã de doce de leite, como vários compulsivamente. Então, copia aí a receita e aproveita e testa nesse fim de semana:

Ingredientes (rende 30 unidades):
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de creme de leite
- 100g de coco ralado (fresco ou de saquinho mesmo)
- 2 colheres de sopa de açúcar (opcional)

Primeiro, o leite condensado vai virar doce de leite. É, aquele esquema de colocá-lo na panela de pressão. Se você for frouxo que nem eu, vai colocar na panela normal e detonar o gás do fogão. Eu não costumo ter medo de panela de pressão não, mas isso de colocar uma lata lá dentro é demais para mim. Eu coloco água numa leiteira e é lá que cozinho a lata. 1h30 é mais que suficiente. Acho que, na pressão, são uns 40 minutos. Depende, claro, do gosto de quem vai comer (se é de doce de leite mais forte ou mais fraco). Passado o tempo, espera a lata esfriar, pelamordedeus, e pode abrir assim que ela estiver completamente fria.

Numa frigideira larga, toste o coco. É só colocá-lo lá, fogo baixo, e ir mexendo até ele ir mudando de cor. Eu gosto de deixar bem queimadinho. Se quiser, coloque uma a duas colheres de sopa de açúcar - se o coco for de saquinho, é só comprar o que já vem adoçado. Deve ficar pronto em uns cinco/dez minutos, não esquecendo de sempre mexer, para evitar que queime de verdade.

Coco pronto, divida-o em duas partes de 50g. Numa panela, acrescente o doce de leite, a colher de manteiga e a de creme de leite e uma das partes do coco (50g). Esse é o brigadeiro, feito no mesmo esquema de sempre: fogo baixo e mexe até desgrudar do fundo da panela. Depois, espere esfriar, enrole e cubra com o restante do coco. Ou faça de copinho, use para cobrir um bolo, enfim, as possibilidades são infinitas.

9 comentários:

  1. Putz...vou fazer sem dúvidas. Deve ficar muito booom. O danado que ao mesmo tempo é super calórico. Vou fazer na próxima semana pq nessa ainda tenho as calorias da torta de brigadeiro pra consumir. hehehhe
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Nossa... babei!
    Nunca comi desse, mas deu uma vontade danada =P
    Tentarei! =)

    ResponderExcluir
  3. aaaai e o regime cadê? preciso perder 3kg até julho!!!

    ResponderExcluir
  4. putz! :~
    nem fiz o de leite ninho.. vou fazer esse aí! hahahaha

    E.. tou louca pela receita do bolo de milho.. eu AMO bolo de milho :~

    Já fiz uma vez com milho de latinha.. mas nem ficou com gosto mesmo :/

    ResponderExcluir
  5. Com esse aí, o regime vai pro espaço rapidinho.

    ResponderExcluir
  6. Eu fiz!!!! ;DDD
    Vou mandar foto pro teu e-mail! ;)

    Achei que errei no ponto do doce de leite :~
    Mas ficou bom mesmo assim! ;D
    Atolei açúcar no coco, ficou uma delícia! hahaha
    eu amo coisa doce ;D

    ResponderExcluir
  7. Na verdade, a menina daqui de casa que fez o doce de leite.. ele ficou muito preto :/

    ResponderExcluir
  8. Eu fiizz!!! ficou otimo... quando acabar vou fazer mais (óh a gula! kkk). Eu e meu irmão quase comemos tudo ontem mesmo, me forcei a guardar um pouco pra hj! rsrs Delicioso!

    ResponderExcluir
  9. adorei a receita vou fazer no são joão..

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...