quinta-feira, 19 de maio de 2011

fraldinha na manteiga de ervas

Atenção todos os carnívoros: testem essa receita e não se arrependerão. Muito simples, rapidinha e delícia. Prestenção:

Usei fraldinha, mas pode ser maminha, picanha ou outra carne macia que lhe apeteça. Para quem é de Recife, Zona Norte, vez ou outra tem promoção de fraldinha no Extrabom do Espinheiro, o quilo sai por pouco menos de R$10. É lá que eu compro. Fico procurando a bandeja com menos gordura e arremato. Chego em casa, trato a carne e congelo em porções individuais, embrulhadas no papel alumínio. Facilita muito a vida, viu? 

A quantidade de carne vai depender da quantidade de pessoas, claro. De todo jeito, eu prefiro preparar tudo em bifes do que assar uma peça inteira - na verdade, na verdade, se eu usasse uma peça inteira, era uma semana comendo carne todo dia para dar vencimento. 

Voltando à receita, umas duas horas antes do almoço, tempere a fraldinha com sal grosso e pimenta do reino e deixe pegando gosto. Na hora de preparar, sele rapidamente os bifes numa frigideira, com uma quantidade mínima de manteiga. Uns poucos (três, será?) minutinhos já dá pro gasto.
Enquanto isso, pegue meia colher de sopa de manteiga e leve ao microondas por cinco segundos. Ou então deixe fora da geladeira até ficar em temperatura ambiente (eu esqueci!). Misture essa manteiga com um dente de alho amassado e a erva do seu gosto. Eu usei só tomilho e muito, exageradamente, porque eu adoro. Pode ser alecrim também ou a que você mais gostar. (Na foto, tem uma colher de sopa, mas sobrou bastante.)
Unte uma travessa com a manteiga já pronta, disponha os bifes e cubra-os com mais manteiga. Leve ao forno pré-aquecido (260 graus) por dez minutos. Como os bifes eram muito finos, eu não cobri com papel alumínio nem nada.
Saiu do forno, tá pronto, é só servir. Eu comi com muitos alfaces e verduras cozidas. Os tradicionais farofa e vinagrete casam lindamente também. Só não esqueça o mais importante: passar um pãozinho na sobra que fica na travessa...

3 comentários:

  1. Receita prática e saborosa.
    Vou testar!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Caramba....irei fazer sem dúvidas. ;)

    ResponderExcluir
  3. Ummmm... que delícia!!!!
    pena que não dá para comer todo dia... :(
    se não ia ser uma festa!

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...