quarta-feira, 20 de abril de 2011

chips de batata doce

Eu sempre achei batata doce um ingrediente bem esquisito. Como assim batata e doce? Batata é salgada, né mesmo? É igual banana comprida. Não sei se isso é costume em todo o Brasil (ou Nordeste, talvez), mas, aqui em Pernambuco, é comum cozinhar a banana (comprida) e depois comer com manteiga. Assim salgada. Oi? Acho esquisitíssimo. Já experimentei e também não gostei. Dia desses, minha sogra deu a dica de colocar manteiga, açúcar e canela. Desse jeito pode até ser que eu goste, vou provar qualquer dia. 

Voltando à batata doce, apesar dela ser comum por aqui, eu nunca cruzava com ela em restaurantes ou na casa de outras pessoas. Resultado: dificilmente tinha a oportunidade de comê-la de novo e mudar minha opinião. Até que um dia eu fui tomar uma cerveja e almoçar com umas amigas num restaurante aqui perto e a batata doce vinha de acompanhamento. Cortada em rodelas finas, assada. Uma de-lí-cia. Pronto, me apaixonei pela bendita. Ainda tou restrita à batata doce no forno, mas prometo testá-la em muitas outras preparações e, enfim, trazê-la de vez para a alimentação do dia a dia. 

A receita dessa aí da foto é bem simples. E fica pronta rapidinho. Pode ser petisco ou acompanhamento pro almoço. Repara:

Primeiro, com a ajuda de uma mandoline, fatia batata bem fininha.
Unte uma assadeira com manteiga e disponha as fatias. Leve ao forno pré-aquecido (220 graus) por 30 minutos. 
Vez em quando, vale a pena ir dar uma olhada, porque esses fornos simples de cozinha nem sempre estão bem regulados. A batata fica crocante e bem gostosa. Não precisa acrescentar sal nem nada não. Eu gosto mesmo é das mais queimadinhas. 

3 comentários:

  1. EU AMO MUITOOOO BATATAS DOCES!!!
    Cozida, assada, frita, na lenha! Huuuum!!!

    ResponderExcluir
  2. Caramba, perfeito! Eu também odeio a batata doce tradicional, mas assim deve ser muito bom! Além do que é o carboidrato mais do que perfeito pra quem faz exercício. Pedirei pra Pitadinha testar :D

    ResponderExcluir
  3. Filipe,
    dia desses eu descobri que batata doce era mais amiga da gente do que a batata comum hahaha. Adorei saber que é boa pra quem faz exercício, que agora eu tou no processo de virar uma corredora hahaha.
    e fernanda é fofa demais, avemaria!

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...