quinta-feira, 21 de abril de 2011

brigadeiro de avelã

Nunca fui uma criança muito entusiasmada em relação a ovo de Páscoa. Aliás, quando criança, nem de chocolate eu gostava muito. No máximo, comia do branco. Ou bolo ou brigadeiro. Sorvete, nem pensar. O tempo passou e desenvolvi uma paixão por esse doce quase unânime. Hoje, me dê um chocolatinho que eu abro logo um sorriso. De todos os tipos: branco, ao leite, amargo. Só do sorvete que eu ainda não consegui gostar.

O único ovo de Páscoa que me fazia suspirar era o que a minha avó me dava. Branco (claro), caseiro e com flocos de arroz (amo!). Mas aí os outros netos reclamaram e, depois de alguns anos, começamos a ganhar ovos dessas marcas tradicionais. Até hoje, toda Páscoa, a vó vira um coelhinho e sai distribuindo ovos pela família. O meu, invariavelmente, sempre é branco. 

Esse ano, já ganhei dois ovos. E, acho, espero, que sejam os únicos. Tou tentando voltar para a dieta, mas fica muito difícil com essa quantidade de chocolate aqui em casa. Até porque ainda tem aqueles que a minha mãe trouxe de viagem e que eu tou doida que acabem.

Para dar vencimento a esses chocolates e compartilhar as calorias com outras pessoas, fiz  um brigadeiro para servir hoje para as amigas que vem almoçar aqui em casa. É delícia, viu? Aproveito e faço um especial do chocolate com as outras receitas que já apareceram aqui pelo blog e que recomendo muito serem feitas nesse feriado. 

 







Voltando para o brigadeiro, os ingredientes são:
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite sem soro
- 2 colheres de sopa de chocolate em pó
- 1 xícara de chocolate picado (usei ao leite)
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 xícara de avelãs (usei um pouco menos, porque era tudo que tinha)
- 2 colheres de sopa de licor de chocolate

Pré-aqueça o forno a 220 graus. Toste as avelãs por 20 minutos. 
Com as avelãs ainda quentes, coloque-as num papel toalha e, com outro, esfregue-as até tirar a casca. Se ficar uma ou outra com casca, não tem problema.
Espere esfriar um pouco e triture as avelãs. Pode deixar um pouco pedaçudo.

Numa panela, coloque todos os ingredientes, menos o licor e apenas metade das avelãs. Mexa sempre, em fogo baixo, até atingir quase a textura de brigadeiro. Eu gosto de um pouco mais mole, mas não muito, se não fica parecendo uma calda. Quando ficar pronto, acrescente o licor (vai afinar a massa ligeiramente). 

Distribua o brigadeiro em copos e prepare a farofa.
Derreta meia colher de sopa de manteiga e misture com as avelãs trituradas restantes. 

Mexa por uns 5 minutos. Se quiser, coloque uma pitada de sal, para contrastar com a doçura do chocolate. Coloque a farofa por cima do brigadeiro e sirva.

*Como todo mundo que vem é amigo próximo, coloquei o brigadeiro  em um copo grande para ser compartilhado. É que tou enjoada das xícaras daqui de casa, não vou mentir. Mas dá também para colocar em pequenas taças, em xícaras de café ou copinhos descartáveis. A receita rendeu 4 copos e sobrou um pouco. Se tiver umas frutinhas, dá para misturar na massa tranquilamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...