quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

bolo de cenoura tamanho reduzido

Eu adoro bolo. Mas faço poucos. É que eu sou muito mais do fogão do que do forno, prefiro as panelas às assadeiras. No entanto, contrariando a regra, ultimamente ando fazendo bolos com uma certa frequência. Sempre assim: pequeninos, para ficar mais fácil de distribuir para os amigos. É que somos só dois aqui em casa, então quase nunca faço bolo grande, para não estragar. Não chamo de cupcake porque não tem metade do cuidado com que os cupcakes costumam ser feitos. Apenas lambuzo o bolo com a cobertura e pronto, estou satisfeita - nada de confeitos, confetes e similares. Também não gosto de recheá-lo por dentro. Na verdade, eu não faço nem questão da cobertura, gosto de comê-lo purinho, ainda quente, recém-saído do forno. 

Essa receita é da Lena Gasparetto. De todas as que já testei, foi a melhor, sem dúvida. Normalmente, faço só meia receita.. Rende nove bolinhos, o suficiente pra matar a vontade e presentear algumas pessoas queridas. 

Ingredientes (meia receita):
- 1/4 xícara de óleo (usei de girassol)
- 2 xícaras de cenoura em rodelas
- 2 ovos
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 1/4 xícara de farinha de trigo
- 1/2 colher de sopa de fermento em pó

Ligue o forno, 180 graus.
Bata no liquidificador a cenoura, o óleo, os ovos, o açúcar, o extrato de baunilha e o sal até formar um creme homogêneo. 
Peneire a farinha e o fermento.
Coloque o creme de cenoura em uma vasilha e acrescente a farinha+fermento aos poucos, mexendo apenas até incorporar. Coloque a mistura nas forminhas (encha 2/3) e leve ao forno. 
Aqui ficou pronto em 22 minutos. Faça o teste do palito para ver se está bom.
De cobertura, fiz um brigadeiro simples, com meia lata de leite condensado que estava na geladeira, duas colheres de sopa de chocolate em pó (pra ficar mais amarguinho) e meia colher de sopa de manteiga. Tirei um pouco antes do ponto de brigadeiro, mas não muito mole. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...