quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

bolinhos salgados de ricota

Esse foi o meu almoço de ontem. Eu tava desanimada, pensando em juntar uma sobra aqui com outra ali e comer uma coisa sem graça mesmo. Mas resolvi deixar a preguiça de lado e testar essa receita, desse livro, que é a minha bíblia de cozinha.

Pois bem, resumindo, são bolinhos de ricota com parmesão, tomate seco e azeitona. Se você é daquelas pessoas que olha torto para ricota e acha que é comida para quem está de dieta, reveja seus conceitos. É, certamente, um dos meus queijos preferidos. Não para comer pura, sem tempero, sem graça, claro, mas ela é tão versátil que raramente falta aqui em casa. O problema é que muita gente associa a ricota a um pão integral, com leite desnatado e uma fatia de mamão, naquele café da manhã sem graça que vez ou outra passa na televisão com dicas de alguma nutricionista. 

Voltando aos bolinhos, além de gostosos, eles são super práticos. Rápidos de preparar e não suja quase nada. Esse detalhe (a louça suja) é sempre importante para mim. Quando eu estou sem coragem de preparar algo, nem é por preguiça de cozinhar, mas por ter que lavar meio mundo de pratos/talheres/panelas depois. 

À receita, então? 
Ingredientes:
- 1 e 1/2 xícara de ricota esmigalhada
- 1/2 xícara de leite ou creme de leite 
- 2 xícaras de pão dormido em pedaços ou de farinha de rosca
- Sal
- 1 xícara de queijo parmesão ralado
- 4 ovos batidos
- 1/2 xícara de tomate secos ou pimentões vermelhos assados (aconselho usar pimentões. Na falta, como foi meu caso, vai de tomate seco mesmo). 
- 1/4 xícara de azeitonas fatiadas
- 1/4 xícara de manjericão

Nota: como só eu ia comer, adequei as quantidades. Usei: 1/2 xícara de ricota, 3 colheres de sopa de leite, 1/2 xícara de farinha de rosca (adicionei mais uma colher de sopa depois), 1/4 de xícara de queijo parmesão ralado, 1 ovo, 2 colheres de sopa de tomate seco e duas de azeitona e omiti o manjericão porque tava em falta). 

O preparo é facinho: misture a ricota, o leite e a farinha de rosca. Se estiver usando pão dormido, espere 30 minutos para ele absorver o leite. Se for farinha de rosca, pode seguir com a receita. Acrescente o sal, o queijo parmesão, o tomate seco/pimentão, a azeitona e o manjericão. Experimente o tempero, ajuste o sal se preciso (lembre que a azeitona já é bem salgada!) e acrescente os ovos batidos. Misture tudo. A massa fica molhada, mas não gruda tanto na mão. 
Ferva bastante água em uma panela e molde bolinhas com a massa. Quando a água ferver, coloque os bolinhos para cozinhar. Utilize uma colher para colocar o bolinho na água e não coloque muitos de cada vez. Se quiser, teste um bolinho primeiro. Se ele se desfizer, acrescente mais um pouco de farinha de rosca. Eles ficam prontos quando bóiam na superfície, cerca de cinco minutos depois. Tire com uma escumaderia e sirva. 
Dois bolinhos se desfizeram. Inteiros, ficaram doze. 
Eu comi com spaghetti, esse molho de tomate e um suco de laranja. Da próxima vez, vou testar com um molho de tomate mais lisinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...