quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

dê adeus ao frango esturricado

Sabe aqueles dias de correria em que você mal tem tempo para almoçar? Quando a única saída é ir em um self-service rapidinho perto do trabalho? Para piorar, você quer ser light e escolhe aquele peito de frango grelhado que, na maioria das vezes, vem frio e esturricado. Ou, quer dizer, pode vir quente, caso esteja na chapa, mas, invariavelmente, vem esturricado. 

Nota: Antes que eu alguém pergunte o que eu tenho contra self-service, eu falo: tudo. Primeiro, a comida é fria. Depois, normalmente, é ruim (exceto o Papaya Verde, claro). 

Voltando ao frango, o coitado fica esturricado porque é virado de um lado para o outro, freneticamente. Isso também é mania dos apressadinhos, igual ao marido aqui. Sabe gente que se arrisca na cozinha mas quer que a comida fique pronta em 2 minutos? E fica impaciente porque demora 5? Pronto. Aí vai virando a carne pra ver se já dourou, depois desvira e assim vai. Resultado: esturricou. Então, para ter um peito de frango douradinho e suculento seja paciente e faça o seguinte:
Quase esqueço de falar do tempero! Esse da foto eu marinei com vinho branco seco, tomilho seco, alho, limão, sal e pimenta do reino. 1h de geladeira para pegar o gosto! Fiz em pedaços porque era para a marmita do marido, mas o procedimento é o mesmo para um peito de frango fatiado.
Pincele uma frigideira com azeite e ligue o fogo (médio)
Seque de leve o frango (passei os dois lados na tábua, só pra absorver o excesso de líquido) e coloque na frigideira, mas não exagere na quantidade de pedaços colocados ao mesmo tempo. 
Vire o frango depois de 5 minutos (esse tempo varia de acordo com a finura - ou grossura - da carne, certo?).  Se a sua fatia de peito de frango for grossa, é melhor tampar a frigideira nesse momento, para não dispersar tanto calor e a carne cozinhar bem por dentro. Depois de uns 3-4 minutos destampe a panela e é só isso.
Esse frango ganhou um creme de espinafre e brócolis  afinado com leite para virar um molho e foi o almoço de hoje (de Carl, não meu).

7 comentários:

  1. Eu faço meu franguinho assim também, visse? \o/
    Na verdade, não uso tomilho porque eu sou leiga e não tenho a menor ideia do que se trata (sei que tem no joguinho CaféMania do Orkut ahahaha).

    O lance é que, às vezes, enquanto ele tá assando, eu polvilho um pouco de creme de cebola sobre ele. Não sei explicar o que faço depois, mas sei que ele fica meio crocante por fora, mas bem macio por dentro. :)

    ResponderExcluir
  2. "Nota: Antes que eu alguém pergunte o que eu tenho contra self-service, eu falo: tudo. Primeiro, a comida é fria. Depois, normalmente, é ruim (exceto o Papaya Verde, claro)."

    Após muitos anos de self service eu só posso concordar com a nota, tanto na parte de ter tudo contra self service, quanto na de que o Papaya Verde é exceção.
    Diria até que se salva o Famintos, também na Zona Norte.
    O resto, tudo comida fria, o prato pricipal do dia anterior vira torta no outro dia, a carne é péssima e a solução pra muitos é colocar o velho franguinho grelhado, quase sempre esturricado.

    ResponderExcluir
  3. Lisa me envia marmiiutas tomein vai!!

    ResponderExcluir
  4. Ultraleve nas graças é muito honesto tbm...
    pena que repetem tanto a comida... mas sempre muito boa!

    ResponderExcluir
  5. é, eu nunca fui no ultraleve, mas morro de vontade! vou lá conferir um dia, então :)

    ResponderExcluir
  6. Muito boa sua dica...vou tentar colocar tomilho da próxima vez.Deve ficar delicioso!

    ResponderExcluir
  7. Vou tentar colocar tomilho no meu frango da próxima vez...eu faço como vc, mas ainda não tinha experimentado tomilho!
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...