quinta-feira, 31 de julho de 2014

salada de quinoa com lentilha

direto do instagram (o meu mesmo. o do minicozinha tá no forno e sai já já)
Essa salada é inspirada numa salada de quinoa de um supermercado daqui. Já tinha ouvido falar dela (que era deliciosa), mas nunca tinha comprado, simplesmente por falta de costume de comprar comida pronta em supermercado. Até que, um belo dia, com duas visitas em casa e recém-mudada de apartamento (ou seja, com a casa ainda semi-de-cabeça-pra-baixo), decidimos comprar qualquer coisa rápida pro almoço e, por coincidência, estávamos nesse supermercado. Resumindo a história: a salada era realmente deliciosa e fiquei logo pensando em como podia adaptá-la em casa. 
Eu não tentei seguir à risca a receita. Pelo contrário, pensei nos ingredientes que tenho sempre em casa e fiz a minha versão. A original leva feijão mungo (mung beans), mas eu não coloquei e, pra compensar, caprichei na quantidade de lentilha. 

Ingredientes:
- 1/2 xícara de lentilha
- 1/2 xícara de quinoa
- 2 dentes de alho, picados
- 1/2 cebola, picada
- 2 xícaras de pepino, picado
- 1 xícara de tomate, picado
- 1/2 xícara de pimentões coloridos, picados
- Suco de um limão
- 3 colheres de sopa de azeite
- Folhas de hortelã (usei 15, achei pouco!)

Eu gosto de deixar a lentilha de molho já na véspera. A quinoa eu também deixo de molho, mas só por umas 2-3h (já no dia em que vou cozinhá-la).
Para preparar os grãos, ferva bastante água numa panela. Ferveu, acrescente a lentilha. Quando a água ferver de novo, conte 10 minutos. Acrescente a quinoa e conte mais 20 minutos. Passado o tempo, experimente para verificar o cozimento. Se estiver bom, escorra e reserve. 
essa quantidade da foto é o dobro da receita (1 xícara de cada grão). congelei a metade assim mesmo e, com o resto, fiz a salada
Enquanto os grãos cozinham, refogue o alho e a cebola numa frigideira. Eu digo refogue, mas, na verdade, eu coloco um pouco de água na frigideira e depois acrescento o alho e a cebola. Mas isso vai do gosto de cada um. Se preferir, coloque um pouco de azeite ou de manteiga. 
eu tava preguiçosa e usei cebola em flocos
Grãos escorridos, temperos prontos, é só misturar os dois e acrescentar sal e pimenta a gosto.

Transfira a receita para uma travessa e espere esfriar.
Aqui é a quantidade que realmente usei na receita. 3 xícaras de grãos cozidos. Parece menos, mas o pote era bem fundo. 
Agora é hora de fazer a mágica: acrescente todos os ingredientes picados, ou seja, o pepino, o tomate e os pimentões (eu fui de amarelo e vermelho). Depois, é a vez do azeite, do limão e a hortelã (rasgadas com a mão mesmo). Misture tudo.

tive que mudar de travessa porque a outra ficou pequena demais!
E é só. Se tiver tempo, deixe a salada por uns 30 minutos na geladeira antes de servir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...