segunda-feira, 21 de julho de 2014

salada de frutas verdes


Bom, dá pra ver que eu não sou uma profissional da edição de vídeo, né? Mas acho que dá pro gasto. E vocês, acham o quê? Prestou? É uma boa ideia colocar uns vídeos aqui e ali? Ou é invenção? Claro que o objetivo é postar vídeos de receitas e não só da minha cara falando besteira. É que eu ainda preciso providenciar um tripé, por exemplo. Pra fazer esse vídeo aí, empilhei uns 6 livros em cima da cafeteira e apoiei a câmera :)

No mais, é isso. Blog novo, sendo velho. 
Mas o que foi que mudou no minicozinha, finalmente? 
Bom, um dos motivos desse longo hiato do blog foi a minha nova vida acadêmica, que ocupa quase todo o meu tempo "útil". Inventei de estudar nutrição aqui no Canadá e, agora, já estou na reta final do curso (bem, digamos que o fim está mais perto do que longe). Nesses quase três anos de Canadá (e de curso), minha visão sobre a alimentação mudou e isso vai, claro, se refletir nas novas receitas do minicozinha. Além disso, quero também trazer curiosidades sobre ingredientes pouco (ou menos) conhecidos, falar da alimentação canadense (e de outros países) e, como sempre, dar uns pitacos aqui e ali. 
Ah, vários posts antigos sumiram, mas eu vou colocá-los de novo por aqui, aos poucos, pra ficar tudo bem organizado. Se tem alguma receita que você está procurando e não encontrou, é só avisar!

Indo agora pro que interessa... a receita! 

Descobri há um tempo o mundo das saladas de frutas. Porque, pra mim, a vida toda, salada de frutas era sinônimo de "pegar todas as frutas da geladeira, cortar em cubos e tá pronto". Aí depois eu descobri as saladas de frutas tropicais, saladas de frutas amarelas, etc. A de hoje, a de frutas verdes, eu comi num projeto chamado Kiwi Club (coisa da faculdade, que eu explico com calma num post mais pra frente). Amei. No outro dia, fui no mercado comprar os ingredientes pra fazer em casa pro marido. Eu nunca peguei a receita original, então fiz de acordo com o que lembrava. Foi sucesso, viu? Espero que, quem fizer a receita, goste dela o tanto quanto eu gosto. É simples e fácil, mas o sabor surpreende. A receita original tinha um xarope doce (água + açúcar), mas, particularmente, eu acho desnecessário. Utilise, de preferência, frutas maduras, que serão doces. Só cuidado pra não pegar aquelas que já estão maduras demais e, consequentemente, moles. 

Ingredientes:
- 1 maçã verde (usei Granny Smith)
- 1 e 1/2 xícara uva verde (aqui, a uva é sempre sem caroço e doce doce doce)
- 3 kiwis
- 1/3 (ou aproximadamente 1 e 1/2 xícara já cortado) de um melão honeydew (não sei o nome dele em português. mas é esse aqui, ó. se não encontrar, acho que dá pra substituir por outro melão docinho)
- 1 limão (na verdade, são só algumas gotas. e pode ser limão siciliano!)
- 10 folhas hortelã (não é opcional. eu sou exagerada e colocaria mais facilmente, mas aí depende do gosto de cada um)

Comece cortando os kiwis, as uvas e o melão. O ideal é fazer pedaços de tamanhos uniformes. Eu costumo cortar a uva na metade e tentar fazer o kiwi e o melão do mesmo tamanho. No mundo belo e bem apresentado, usa-se um boleador pro melão. Fica lindo. Mas eu não tenho um, então cortei na faca mesmo. Coloque tudo num bowl/tigela/pote. 

Depois, corte a maçã e pingue algumas gotas de limão por cima. Acrescente ao bowl. 

Finalmente, é só picar as folhas de hortelã e acrescentá-las à salada. E misturar bem, claro. Idealmente, deixe a salada na geladeira por (pelo menos) 1h antes de servir. 

Um comentário:

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...