segunda-feira, 28 de julho de 2014

carne grelhada em 9 minutos

A receita/dica de hoje eu aprendi com uma amiga da minha mãe. Ela cozinha maravilhosamente bem e passou uns dias aqui em casa em junho. Pela simplicidade, rapidez e praticidade (e sabor, claro), foi sucesso imediato aqui em casa. Já adotei e nunca mais (leia-se: há um mês) fiz bife de outro jeito. 
Pra quem mora na América do Norte, a carne que eu uso é a Top sirloin grilling steak/Bifteck de haut de surlonge à griller, comprada no Costco por $13.99/kg. Até agora, foi o melhor custo-benefício que encontrei, levando em conta a deliciosidade do bife. Ela vem cortada, mas os bifes são bem grossos, então divido-os no meio (eles ficam com aproximadamente 1,5 a 2 cm de espessura) e tiro o excesso de gordura. Como a bandeja é grande, congelo várias porções pequenas e vou tirando ao longo da semana/mês. 
Pra quem mora no Brasil, é só usar um corte de carne que você cozinharia numa frigideira, por exemplo. 
Um detalhe importante: a carne precisa estar descongelada. Se estiver congelada, demora mais tempo e corre o risco do interior ficar cru enquanto a parte de fora já está bem assada. 
Comece ligando o forno na opção broil/grill, ou seja, só vai funcionar a resistência que fica na parte de cima. Ela normalmente esquenta bem rápido, então basta preaquecer por uns 5-10 minutos. 
Depois, forre uma assadeira com papel alumínio (opcional, mas facilita na hora de lavar). Disponha os bifes na assadeira e tempere-os com sal e pimenta. Tudo certo, forno ligado, é só colocar a assadeira na grade superior e contar 5 minutos.
Passado o tempo, vire os bifes e volte a assadeira pro forno. 
Conte 4 minutos e tá pronto! Meu fogão tem um timer (só conta o tempo mesmo, não desliga o forno sozinho) e eu gosto de usá-lo nesses casos. Todo minuto é crucial pra carne não passar do ponto e ficar borrachuda. 

Um comentário:

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...