Depois de uma semana de postagens rápidas ou inexistentes, o minicozinha volta hoje com força total e com a promessa de posts bem legais para essa semana que começa. Para agradar todos os leitores, existe algo mais perfeito do que bolo de chocolate? Acho que não. Ainda mais se a receita for fácil e infalível!
Assar bolos não é exatamente meu forte na cozinha. Na verdade, os primeiros que fiz deram errado, então eu simplesmente desisti deles. Como também não morro de amores por bolos (eu gosto sim, mas prefiro sobremesas cremosas e com frutas), não fiz muito esforço para conseguir fazer bolos bonitos e fofinhos. Certa vez, até tive a ideia de lançar o projeto 'um bolo por semana', mas, pelo bem da minha silhueta, desisti. Ainda assim, sempre que vejo uma receita fácil, cujo modo de fazer se limite a 'misture os ingredientes', que não precise bater claras em neve, fico animada e me arrisco. Até agora, todas deram certo, ainda bem.
A receita de hoje eu peguei no blog de Neide Rigo, o Come-se. Se você ainda não conhece, corre lá nesse minuto. Neide é nutricionista e se garante muito!! Toda quinta, posta receitas sem glúten. Também apresenta ingredientes nunca antes ouvidos falar por nós, meros mortais. A escrita de Neide é leve e flui. A história desse bolo de chocolate, pro sinal, é ótima. O post tá aqui, para quem quiser ir conferir (recomendo!).
Fiz meia receita porque minha fôrma é pequena. Achei ótimo, porque é um bolo ideal para um casal e sobra para servir para as visitas ou dar para a vizinha ou amiga. Ninguém precisa se entupir de bolo antes que ele fique velho.
Os ingredientes são:
- 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de chocolate em pó
- 1/2 xícara de óleo
- 1 ovo levemente batido
- 1/2 colher de sopa de fermento químico em pó
- 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 xícara de leite ou água fervente (usei leite)
Cobertura (eu ia fazer sem, porque prefiro assim, mas marido insistiu tanto que eu improvisei essa e ficou delícia):
- 200ml de leite
- 100g de chocolate meio amargo picado
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de açúcar
O preparo do bolo é bem simples. Comece pré-aquecendo o forno (190 graus). Depois, misture todos os ingredientes secos (farinha, açúcar, chocolate, fermento e bicarbonato).
Acrescente o óleo e o ovo.
Misture bem.
Por último, acrescente o leite fervente e misture.
Unte bem uma fôrma com manteiga e farinha.
Despeje a massa e leve para o forno.
Aqui em casa, o bolo ficou pronto em exatos 40 minutos. Faça o teste do palito antes de tirar e evite abrir a porta do forno antes de 30 minutos.
Bolo pronto, esperei um pouco e desenformei. Adoro bolo quente.
Como falei, marido insistiu tanto que fiz uma cobertura. Levei todos os ingredientes à panela, fogo baixo, e mexi até misturarem bem e depois engrossar.
No outro dia, minha mãe chegou aqui em casa com muitos morangos. Resultado: parti o bolo, coloquei um pouco mais de cobertura em cima (sobrou um tiquinho), morangos cortados e levei ao microondas por 30 segundos. Preciso nem comentar sobre a delícia que ficou, né?
Parece delicioso, pretendo fazer em breve.
ResponderExcluirEspero que fique tão bom quanto o seu!
xero.
Helô, na hora que li o nome do post já sabia de que bolo se tratava. Também acho linda a história desse bolo, e sempre tive vontade de testá-lo agora tenho mais ainda =)
ResponderExcluir