Acho que todo mundo já cansou de ouvir falar da quinoa (ou quinua, até hoje não sei qual é o certo) e de seus nutrientes e blábláblá. Quando começou o alarde e tudo que é site e revista sobre saúde, nutrição, alimentação e afins só falavam da quinoa, confesso que fiquei curiosa para experimentar. Mesmo que não fosse esse milagre todo, vai que era gostoso e dava pra acrescentar no cardápio daqui de casa?
Por pura preguiça, demorei muito para finalmente comprá-la. Quer dizer, preguiça só não. O preço pesa também. Custa cerca de R$35 o quilo, uma pequena fortuna. Mas, calma, existem lugares que vendem a granel (como o MJ Bandeira) e aí dá para comprar umas 100g, 200g para uma ocasião especial.
Há semanas, comprei um pacote. Todo dia, olhava pra ele e ele olhava pra mim e faltava a coragem para preparar o grão. Eu nunca tinha feito antes e ficava pensando que ia dar errado e que era melhor continuar no de sempre mesmo. Besteira minha, né? Essa semana, finalmente a quinoa foi para a panela. E, olha, eu adorei! Achei delícia demais. Por mim, virava figurinha fácil aqui em casa. O único problema é que ia duplicar o custo da minha feira, então, vou deixá-la só para uso ocasional (mas, preparem-se, que ela deve aparecer bem mais por aqui).
Ingredientes:
- 1/2 xícara de quinoa em grãos
- 1 xícara de água (ou caldo de legumes)
- 1/4 de xícara de vinho branco
- 1 xícara de ervilhas (use da congelada, por favor, que a de conserva é simplesmente terrível)
- Queijo pecorino (comprei aqui)
Li sobre o preparo da quinoa em vários locais e resolvi fazer assim: primeiro, lavei bem os grãos e deixei-os de molho por 30 minutos. Passado o tempo, escorri a água e levei a quinoa para a panela com 1 xícara de água. Fogo baixo e panela semitampada.
Enquanto isso, cozinhei as ervilhas. As instruções estão na embalagem, mas acho que, depois que a água ferver, é só esperar 5 minutos, desligar o forno e escorrer.
A quinoa fica pronta em 15-20 minutos. A água seca e pronto. Passados dez minutos, eu acrescentei 1/4 de xícara de vinho branco pra dar mais sabor. Por isso, aumentei o fogo só um pouco. Se a água secar e a quinoa ainda não estiver cozida, acrescente mais um pouco de água (mas pouco!), de preferência, fervente.
Tudo pronto, é só misturar ervilha com quinoa e temperar com sal e muita pimenta do reino.
Por último, o toque final e a delícia da receita: muito pecorino ralado. Se quiser, pode substituir por parmesão ou outro queijo, claro, mas eu não recomendo, porque pecorino é gostoso demais!
P.S.: gente, tou atrasadíssima pra responder comentários, mas é que o tempo tá curto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário