quarta-feira, 6 de abril de 2011

molho de mostarda espertíssimo

Sabe quando você tem um prato preferido em um restaurante e só pede esse, ignorando todo o resto do cardápio? Eu era assim com o Filletino Aplati do Buongustaio, restaurante aqui de Recife que passou uns anos fechado e voltou há pouco. Era um filé com molho de vinho acompanhado de massa com molho de queijo. Gostoso demais, meu favorito sem contestação. Até que eu conheci o Nudelman, por influência de terceiros. Foi amor à primeira vista. Era um filé com molho de mostarda, acompanhado de talharim e da tal massa nudelman, fritinha, crocante, deliciosa. Dá água na boca só de lembrar. 

Pois bem, eu adorava comer no Buongustaio, até que ele fechou. Foi um momento de muita tristeza. Há alguns bons meses (um ano já, será?), voltou a funcionar em alguns shoppings, no esquema self-service. O molho continua, a massa frita também, mas é diferente. Primeiro, tá muito caro, então acabo indo lá de vez em nunca. Também, hoje em dia, já me aventuro muito mais na cozinha, então como bem menos fora de casa. Eu até gosto de comer fora (adoro, na verdade), mas ainda não descobri uma mina de dinheiro, né mesmo?

Aqui em casa, costumo fazer um molho de mostarda rapidíssimo para acompanhar aquele macarrão delicioso. Esse molho também pode ser usado num petisco, canapé, essas coisas, é só deixá-lo mais consistente. Não é o mesmo molho, mas é tão gostoso e tão prático, que eu morro de amores por ele do mesmo jeito. E sempre faz sucesso por aí. Pouquíssimos ingredientes, quase nenhuma panela suja e muita diversão garantida. Só um detalhe: confira antes se tem creme de leite de lata em casa. De caixa não serve, fica aguado. Se tiver, confirme também se você, sem querer, não congelou a lata em outra ocasião, que aí não presta mais. Caso contrário, você corre o risco de precisar ir comprar o creme de leite às 7h da manhã, no supermercado mais próximo, correndo (literalmente). Recado dado, vamos à receita.

Ingredientes:
- 5 colheres de sopa de creme de leite de lata sem soro (separar o soro para colocar no fim do preparo)
- 3 colheres de sopa de mostarda (da safadinha, amarela)
- 1 colher de sopa de mostarda de dijon (opcional)
- Meia cebola picada
- Sal e pimenta do reino 
- Sementes de mostarda para decorar

Repara como é difícil de preparar: misture o creme de leite com a mostarda. Refogue a cebola no azeite e junte à mistura. Para afinar o molho, acrescente o soro aos poucos, até obter a consistência desejada (usei duas colheres de sopa). Experimente. Se preciso, acrescente mais creme de leite ou mostarda. Se estiver muito ácido, uma pitadinha mínima de açúcar resolve. Ajuste o sal e adicione a pimenta. Experimente. E fim.


Se quiser fazer num canapé, é só dispensar o soro. Dá para acrescentar palmito e cogumelos, fica bom demais. Sempre escaldo antes a conserva e depois levo para a frigideira com um tiquinho de manteiga. As combinações são infinitas, só não pode esquecer das sementes de mostarda!

Nota: o molho vai ser parte do almoço do marido, que tem também esse filé suculento e o talharim mais gostoso de todos os tempos. 


7 comentários:

  1. Que soro é esse que entrou no preparo?
    É o do creme de leite!? Se for, nos ingredientes tá dizendo creme de leite "sem" soro ;)

    ResponderExcluir
  2. Noca, é só creme de leite sim! É que creme de leite de lata sempre tem soro. Vou corrigir ali, valeu :)

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Loi eu vou fazer isso, um dia desses fiz beringela e tirei fotos ficou desfocada, mas tudo bem... Um dia te envio =p

    Há te mandei um email sobre o brigadeiro nestlé. Pra garantir segue o link http://www.nestle.com.br/moca/

    ResponderExcluir
  4. Parece ficar ótimo mesmo! Vou experimentar!
    Parabéns pelo blog: simples e cheio de receitas práticas e saborosas para pessoas reais como nós! Parabéns!

    Ah, o posto sobre os utensílios está chuchu beleza tb! Abraços,
    Naza

    ResponderExcluir
  5. Queria saber fazer aquela massinha frita do nuldemann! voce sabe como faz?

    ResponderExcluir
  6. nossa, eu simplesmente AMO esse molho... eu também só pedia esse qdo ia ao Bongustaio... e ele tb fechou aqui em SP..vou tentar fazer! obrigada pela receita

    ResponderExcluir
  7. Nossa..eu sei que esse post eh bem antigo, mas decidi comentar de qualquer jeito. Adoro o buongustaio e meu favorito era o Leonardo (se nao me engano) ate que experimentei o Nudelman. Moro fora e as vezes fico aqui so imaginando o gosto e morrendo de vontande de ir no Plaza comer um. Infelizmente isso so eh possivel de ano em ano. Decidi procurar a receita do molho na internet e achei essa, adorei! Muito obrigada pela dica!

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...