quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

farofa de cuscuz turbinada

Moro em apartamento, num andar baixo, em uma rua muito movimentada e perto de uma parada de ônibus. Imagina o barulho de trânsito aqui em casa! É, é enorme. Parece que o ônibus freia aqui mesmo na minha varanda. Tem dias nos quais é impossível se concentrar em qualquer atividade. Tem dias em que tudo que eu quero é me trancar no quarto, fechar a janela, ligar o ar condicionado e ter um momento de paz. Tem dias em que dá vontade de fugir e ir morar bem longe de qualquer tumulto urbano. Ontem foi um desses dias enlouquecedores. Muita dor de cabeça e a impressão que dá é que tem o dobro de veículos passando aqui, buzinando quatro vezes mais. 

Falando agora da receita... é uma farofa de cuscuz com ovo. Delícia, viu? Adoro farofa de cuscuz e tenho o mesmo apreço pela de ovos. Então, por que não promover o casamento das duas, né mesmo? Além disso, fica como uma opção para reaproveitar o cuscuz de sobrou do jantar. Não sei se na casa de vocês sobra, mas aqui eu já costumo fazer um pouco a mais de propósito, pois adoro usar as sobras de cuscuz em outras receitas. Para a farofa da foto, usei uma xícara de cuscuz (medido ainda cru).

Os outros ingredientes são:
- Meia cebola picada
- 1 colher de sopa de manteiga + 1 fio de azeite
- 3 ovos levemente batidos
- Bastante coentro e cebolinha (só usei o último, pois o primeiro tava em falta aqui em casa)

Derreta a manteiga e o azeite em uma frigideira e acrescente a cebola. Deixe refogar por uns sete minutos, mexendo de vez em quando. 
Acrescente os ovos batidos.
Quando começar a endurecer, mexa um pouco e acrescente o cuscuz esfarelado. O ovo cozinha muito rápido, então é bom já ter o cuscuz por perto. Não precisa ficar tão cozido quando esse da foto, mas enquanto eu abandonava a frigideira para pegar a máquina, ele passou um pouco do ponto ideal. 

Mexa bem por uns 5-10 minutos. Desligue o fogo, acrescente o sal, o centro e a cebolinha e bom apetite!

5 comentários:

  1. Meu cuscuz tinha ficado bem ruinzinho e resolvi salvá-lo fazendo uma farofa. Me inspirei na sua receita e deu SUPER certo. Adorei o passo-a-passo!!!

    ResponderExcluir
  2. adoreeeeeei *-----*, uma delicia!

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...