segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

petisco rápido, prático e indolor


Sabe quando você vai receber uns amigos em casa, mas não tá muito disposta a passar um tempão na cozinha? Também não quer gastar dinheiro na padaria e nem acompanhar aquela cervejinha com ruffles, cheetos e afins? Então, separa aí pão italiano, tomate, azeite e queijo e faz o seguinte:

Comece picando os tomates em cubos bem pequenos (usei três tomates). Aí tempere com azeite, sal, pimento do reino e ervas secas (usei herbes de provence) e frescas, se tiver (usei manjericão). Experimente pra ver se se o tempero está ok (sal, principalmente) e coloque na geladeira por, pelo menos, 30 minutos, para marinar. Eu deixei umas 6h, pois fiz logo na hora do almoço. 

Corte o pão como se fosse fazer torrada. Numa assadeira, coloque as fatias de pão, os cubinhos de tomate e lascas de queijo (usei parmesão, mas pode variar de acordo com a disponibilidade da sua geladeira). Forno a 200 graus por uns 7 minutos, só pro queijo derreter levemente, o tomate esquentar e o pão ficar levemente crocante. Pronto, acabou. Até um amigo meu que odeia tomate disse que gostou. Aliás, ele me contou que só come verduras e legumes aqui em casa, porque não sente o gosto (comoassim?). Eu, particularmente, acho um absurdo uma pessoa não comer verdura, mas confesso que fiquei feliz em saber que, pelo menos aqui, ele deixa o paladar de criança de lado e come sem medo.

p.s.: se sobrar coragem, descasque alho, esfregue no pão antes de colocar os tomates e chame seu petisco de bruschetta.

4 comentários:

  1. Lisa,
    Eu faço assim também, mas gosto de pingar um azeite sobre o pão, levá-lo ao forno por um minutinho e, depois, retiro para rechear.

    Depois de recheados, é só devolver ao forno desse jeitinho aí.

    Às vezes, na ausência do pão italiano, faço no francês dormido, cortando as fatias na transversal, pra não ficar aquelas rodelas miudinhas.

    :*

    ResponderExcluir
  2. Noca,
    como a marinada tava caprichada, foi ela que usei pra regar os pães. Mas coloquei tudo no forno de uma vez.
    E bem lembrado sobre o pão francês, tem que ser na transversal mesmo :)

    ResponderExcluir
  3. Eu menti sobre a marinada, porque eu não deixo marinar :(
    Esqueci de fazer essa observação no meu comentário. :)

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...