Semana passada, uma amiga vinha almoçar aqui em casa e eu tinha prometido que ia fazer uma lasanha de berinjela. No meio do caminho, no entanto, resolvi inventar outra coisa, que ficou igualmente deliciosa, mas que não tem nada de lasanha. É uma berinjela ao forno sem nome, combinado? Acabou que Tainá não veio - ela vem amanhã e tou aqui pensando ainda no que vou cozinhar - então eu comi sozinha mesmo. No outro dia, ficou mais gostoso ainda. É que eu também esqueci de colocar o gorgonzola no primeiro preparo, então, quando fui comer depois, esfarelei um pouco do gorgonzola por cima antes de levar ao forno para esquentar.
O preparo é simples. A parte mais "complicada" é o molho, que é justamente a parte em que não fiz fotos, pois ou eu cozinhava ou tirava as fotos. Fico devendo.
Para fazer essa travessa, que serve umas 3 pessoas, eu usei:
- 1 berinjela grande cortada em fatias finas no sentido do comprimento
- 400g de ricota (comprei pronta porque tava sem tempo de fazer queijo fresco em casa, mas não gosto muito dessas de supermercado não)
- Xerém de castanha de caju (não sei a quantidade exata, o suficiente para cobrir o refratário. piquei castanhas inteiras porque era o que eu tinha em casa, mas o xerém é mais barato e serve do mesmo jeito)
- 1/2 colher de sopa de manteiga
Molho:
- 2 colheres de sopa de manteiga
- Um talo de alho poró cortado em rodelas
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 700ml de leite
- 1/3 xícara de vinho branco seco
- 4 colheres de sopa de creme de leite (opcional, usei porque tinha um sobrando na geladeira)
Ao preparo, vamos?
Comece esfarelando a ricota e temperando-a com sal, pimenta do reino, ervas secas e azeite.
Corte a berinjela em fatias bem finas e organize-as numa grade (pode ser a do forno mesmo, eu uso uma assadeira circular que tenho em casa e que é "gradeada"), jogue sal em cima dessas fatias e deixe-as suar por, no mínimo, meia hora. Essa étapa é vital, pois irá desidratar a berinjela, então ela não soltará tanta água durante o cozimento no forno. Também tira o gosto de amargo. Já vi pessoas que deixam de molho em água e sal e acredito que funciona também.
Enquanto a berinjela desidrata, prepare o molho. Derreta uma colher de sopa de manteiga e, quando ela começar a espumar, coloque o alho poró. Refogue por uns 5 minutos. Então, adicione a outra colher de sopa de manteiga, espere derreter e coloque a farinha. Mexa vigorosamente com um fouet por 2-3 minutos. Adicione o leite (em temperatura ambiente) aos poucos, sempre mexendo para dissolver bem a farinha. Coloque o vinho depois de uns 10 minutos de cozimento. O molho fica ainda mais 10-20 minutos no fogo (baixo, sempre). O leite é pra ser adicionado aos poucos mesmo. Não precisa mexer sem parar durante todo esse tempo, mas é sempre bom ficar de olho para não queimar, mexendo quase sempre. Molho pronto, finalize com o creme de leite e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Apesar das semelhanças, esse não é um molho béchamel, mas é um quase.
Passado o tempo da berinjela, lave-as bem e seque levemente com um papel toalha.
Para a montagem, siga a ordem:
1 - Molho
2 - Berinjela
3 - Molho
4 - Ricota
e depois novamente molho, berinjela, molho, ricota. Facilita bastante se a travessa for quadrada ou retangular, mas como todas (ou seja, duas) as minhas travessas retangulares estão na casa da minha prima, usei a que tinha disponível.
Para finalizar, refogue o xerém de castanha na manteiga por uns 5 minutos e coloque por cima da ricota.
Aí é só cobrir com papel alumínio e levar ao forno a 200 graus por 30 minutos e por mais 10 minutos sem o papel alumínio.
Aqui em casa, eu comi só com uma salada de alface e rúcula pra acompanhar e um suquinho de graviola!
Me sacaneasse nessa receita, porque eu AMO berinjela! :)
ResponderExcluirBabei total!!
Da outra vez, fiz om abobrinha + ricota + gorgonzola + castanha.
ResponderExcluirAgora, fiz com berinjela + queijo minas frescal + nozes.
MINHAS CONSTATAÇÕES: eu gostei mais do sabor da abobrinha, apesar de amar berinjela (mas isso vai de pessoa pra pessoa, né?! :). Quanto ao queijo minas, ele NÃO SERVE, porque tem muita água e derrete demais :(
No geral, ficou gostoso! Só que, como o queijo derreteu e juntou água, acho que caberia uma massinha tipo parafuso pra acompanhar ;)