sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

o resto da geladeira ou abobrinha com tomate e gorgonzola

Sexta-feira é o dia da geladeira vazia aqui em casa. Geladeira vazia, para mim, significa gaveta de verduras vazia. É que a feira de orgânicos que eu gosto de ir é aos sábados, então vou me apertando aqui e ali para evitar fazer compras muito perto da sexta-feira. Hoje, tudo que eu tinha disponível era pouco mais de meia abobrinha e alguns tomates-cajá. Como não costumo comer carne (nem frango nem peixe) no dia a dia, ia ter que me virar com esses restinhos para preparar o almoço de hoje. Fiz o seguinte: cortei a abobrinha em rodelas mais ou menos do tamanho do meu polegar. Salpiquei um salzinho em cima para elas desidratarem um pouco. Deixei por uns 20 minutos. 
Depois, aqueci um fio de azeite na frigideira e, quando estava bem quente, coloquei a abobrinha. Deixei dourar por cinco minutos e depois virei o lado, deixando por mais cinco. 

Temperei cerca de doze tomates-cajá (cortados no sentido do comprimento) com flor de sal, pimenta do reino e azeite. Assim que a abobrinha ficou pronta, aproveitei a frigideira bem quente e salteei os tomates de leve, por cerca de um minuto, apenas para que esquentassem e murchassem um pouco.

Por último, misturei 3 colheres de sopa com creme de leite com 3 colheres de sopa de gorgonzola. (Nota: dava pra fazer também um béchamel com gorgonzola, ou processar com ricota, são várias as possibilidades. eu, normalmente, optaria por gorgonzola+ricota. mas, como tinha um creme de leite aberto dando sopa, preferi dar vencimento para ele.)
Depois, foi só montar:


Forno a 200 graus (pré-aquecido, claro), por dez minutos, na grade de cima. Cuidado para não exagerar na quantidade de creme e acabar assim:
Quer dizer, cuidado não, porque raspar esse queimadinho que gruda na assadeira é bom demais!!

Um comentário:

  1. e essa unha twiggy!? arrasou lise, tô adorando tuas receitas pra jovens gastrôs!
    hehe
    beijo.

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...