terça-feira, 18 de janeiro de 2011

creme de espinafre e brócolis

Esse creme de espinafre e brócolis foi parte do meu almoço de hoje. Delícia demais. E rapidinho de fazer. Quer ver?

Você vai precisar de:
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 300ml de leite
- 1 folha de louro
- 30g de queijo gouda ralado na hora no ralo grosso (pode substituir com o que tiver, esse era o que tava aqui na geladeira. É bem pouquinho mesmo, só para dar um gostinho, mas sem dominar.)
- 1/3 de maço de espinafre (fiz de olho, é muito difícil especificar essa quantidade!)
- Cerca de 6 floretes grandes de brócolis

Novamente, não fiz fotos do do creme. Não dá mesmo para cozinhar e tirar fotos nesse momento. Prometo que faço outro dia, com marido em casa para fotografar. Mas tem segredo não: derreta a manteiga em uma panela e depois acrescente a farinha. Mexa bem com um fouet (você pode até tentar fazer com uma colher, mas eu não aconselho) por 2 minutos e acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre. Coloque a folha de louro e deixe no fogo baixo por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando (fique de olho para não queimar!).  No final do cozimento, acrescente o queijo, mexa por uns 30 segundos e  apague o fogo. Tire as folhas de louro e coloque um tantinho de noz-moscada, sal e pimenta do reino. 
Ainda no começo do cozimento.
Fim!
O espinafre e o brócolis são cozidos no vapor, por cinco minutos. O brócolis de hoje era congelado, então coloquei direto na água. Particularmente, acho que essas verduras congeladas deixam muito a desejar em relação ao sabor (tem gosto de nada, né?), mas às vezes quebram um galho danado, então vez por outra compro um saquinho. 
Depois, é só picar os dois, jogar um salzinho e misturar ao creme. 
Pronto! Se você não costuma comer nem brócolis nem espinafre ou tem dificuldade de comer vegetais no dia a dia, pode experimentar essa receita porque é muito boa. Agrada até as crianças!

Update: esqueci de comentar uma coisa. Amanhã, esse creme vai ser levemente afinado com um pouco de leite e vai virar o molho dos escalopes de frango da marmita do marido!

Um comentário:

  1. Babei muito nessa receita. Eu adoro creme de espinafre e, com brócolis, então... <3

    Tenso é que eu nunca acordo em tempo de fazer o almoço e a menina que trabalha aqui em casa não sabe usar a internet :P~

    Mas vou imprimir as receitas pra ela ;)

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...