sexta-feira, 22 de agosto de 2014

salada quente de kale com pimentões coloridos

Por mais clichê que possa parecer (e eu sei que vai), eu acredito que uma alimentação variada é a chave para comermos de forma saudável sem repetir as mesma preparações e, consequentemente, enjoar de determinado prato. Ao mesmo tempo, e por mais contraditório que seja, não acho que devemos nos preocupar ao extremo com a variedade. Às vezes, o simples é mais fácil de ser feito e mais realista. 

Explico: se deixar, eu compro 15 diferentes legumes numa só feira (pra um casal). Eu me empolgo, penso nas receitas que quero fazer, aproveito as promoções, etc. Aí eu chego em casa e tenho uma pilha de comida que mal cabe na minha geladeira e passo 2 semanas desesperada planejando meticulosamente o cardápio para ter certeza de que nada vai estragar. Para evitar esse tipo de incidente, eu utilizo agora uma outra estratégia: continuo aproveitando as promoções, mas diminuí na quantidade e variedade de legumes. Uma semana, por exemplo, vai ser mais cenoura, brócolis, berinjela e abobrinha. Na outra, teremos vagem, couve, espinafre e abóbora. Assim, garanto a variedade "global" da alimentação sem enlouquecer. 

Outro ponto importante sobre a variedade é a dificuldade que muitos tem em preparar diferentes verduras e legumes. Os problemas são diversos: ou o gosto não agrada, ou a pessoa não sabe como cozinhar determinada verdura, a inspiração não vem, etc. Nesses casos, minha dica é: vá com calma. Comece experimentando uma determinada verdura. Gostou? Ótimo. Faça novas receitas com ela, teste outras preparações. Depois, experimente uma outra nova verdura. Não gostou? Tudo bem. Mas não esqueça completamente dela. Teste uma outra receita num futuro próximo. Às vezes, precisamos comer um determinado alimento mais de uma vez para nos adequarmos ao seu sabor. Igual criança, sabe? 

Pensando nisso tudo, hoje começo uma série de receitas com ingredientes menos conhecidos e/ou pouco utilizados. O primeiro da lista é o kale, que ficou famoso há uns anos e faz parte de muito suco verde pelo mundo afora. O kale é uma folha verde escura, do gênero Brassica, o mesmo da couve, do repolho e do brócolis. Ele é rico em vitaminas A, C e K, além de ter uma quantidade interessante de cálcio. O sabor dele é ligeiramente amargo e pode não agradar a todos os paladares. Para iniciantes, assar as folhas no forno (kale chips) é uma forma fácil e saborosa de consumi-las. 
É importante lavar bem o kale, para ter certeza que não ficou nenhuma sujeira nas dobrinhas. Muita gente gosta de massagear as folhas durante uns minutos, sob o pretexto que elas ficarão mais macias. Eu, particularmente, não o faço. O talo deve ser descartado, assim como fazemos com a couve-manteiga. 
Então, finalmente, vamos à receita. 
Ingredientes:
- 1 maço de kale
- 6 pimentões pequenos, coloridos (ou 2 a 3 pimentões médios)

Lave o kale e rasgue as folhas com a mão. Descarte o talo. Corte o pimentão em tiras. Depois, coloque todos os ingredientes numa frigideira grande (usei uma wok) e ligue em fogo médio. Tampe-a e mexa, de vez em quando, durante 25 minutos. As folhas vão soltar água. No entanto, se estiver muito seco, acrescente um pouco de água aos poucos, para evitar que os ingredientes grudem no fundo. (Se você tiver lavado as folhas exatamente antes do preparo, não se preocupe em secá-las completamente antes de começar a receita).
Depois dos 25 minutos, as folhas estarão bem murchas e mais escuras. Os pimentões estarão moles e docinhos. Combinação perfeita. 
Para servir, fiz um vinagrete no olho, com azeite de oliva, vinagre de maçã, cebola desidratada, sal e pimenta. Misturei tudo num bowl e depois transferi para a salada, servida ainda quente. 

Um comentário:

  1. Parece muito gostoso. Fiquei com água na boca. Parabéns Lisa. Como sempre, receitas sugestivas e deliciosas.

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...