terça-feira, 29 de julho de 2014

escondidinho de macaxeira (aipim) com charque (carne seca) versão simplificada

eu sei, parece que só tem um pingo de charque, mas a quantidade tava adequada. foi culpa da fotógrafa aqui. 
Em 2011, eu postei aqui uma receita de escondidinho. O tempo passou e eu fui simplificado as coisas. Na verdade, nunca tive uma receita oficial, sempre fiz de acordo com os ingredientes que eu tinha em casa. Ultimamente, só faço a versão mais simples: é mais rápida, precisa de menos ingredientes e também é deliciosa. 
Os ingredientes:
- 500 g de macaxeira
- 200 g de charque
- 1 cebola, picada
- 1/2 xícara de creme de leite (uso o 15%)
- 60 g de queijo coalho

Antes de explicar o modo de fazer, vou dar logo os detalhes dos ingredientes que uso. A macaxeira eu compro congelada e já descascada:
Aqui em Montreal, o queijo mais parecido com queijo coalho é esse aqui (à venda no Costco):
Se não, tem também o halloumi, que é mais fácil de encontrar (eu, particularmente, acho bem salgado). 
A charque, ou carne seca, eu compro no Alim-Pôt. Já comprei de dois tipos lá: uma que é bem salgada e outra menos salgada e ligeiramente defumada. Prefiro a segunda e foi essa que usei para fazer a receita. 

O preparo:
Cozinhe a macaxeira em bastante água levemente salgada (demora uns 40 minutos depois que a água ferve, numa panela normal). 
Enquanto isso, escalde a charque, ou seja: encha uma panela de água, espere ferver e coloque a carne. Espere a água ferver de novo e escorra. A quantidade de vezes que você precisa fazer isso depende do quão salgada estiver a carne. No meu caso, só precisei escaldá-la uma vez. 
Carne escaldada, triture-a num processador (ou desfie na mão mesmo):

Numa frigideira, acrescente a carne triturada e a cebola picada.
Cozinhe por 15 minutos, no fogo baixo, mexendo de vez em quanto. A carne vai tostar aos poucos e a cebola vai amolecer e dourar. 
Quando a macaxeira estiver cozida, bata os pedaços com o creme de leite. Eu uso um mixer direto na panela, mas pode ser no liquidificador também. Se estiver muito consistente, utilise um pouco da água do cozimento.
Agora, é só montar a(s) travessa(s). Uma camada de carne, uma de purê de macaxeira e queijo ralado para finalizar. 
Como a carne e a macaxeira já estavam cozidas, levei ao forno no broil/grill durante 5 minutos, só para gratinar o queijo. 

P.S.: marido achou que as versões mini ficaram muito pequenas. sugeriu usar só uma travessa pra fazer essa quantidade de ingredientes da receita e produzir um escondidinho mais robusto. 

Um comentário:

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...