A receita de hoje é do time das simples e práticas, além de ser gostosa (sempre!) e saudável (bônus!). Foi parte do almoço do sábado, quando o marido já acordou perguntando se eu topava almoçar a costelinha de porco que tínhamos comprado dia desses.
Pra acompanhar a costelinha, fiquei pensando num acompanhamento mais leve. Lembrei dos vegetais que tinha na geladeira e, pronto, já sabia o que ia fazer. Fazia tento que eu queria testar fazer os vegetais assim. Eu sei, é simples e óbvio, mas eu nunca tinha feito. Vamos à receita, então?
- Azeite ou manteiga (ou ambos - quantidade vai depender do gosto, mas, quanto menos, melhor. eu errei um pouco na mão e exagerei. é só pra melar a frigideira mesmo)
- Cominho (opcional, mas tem gente aqui em casa que não vive sem, então ele sempre aparece nos nossos pratos)
- 1 cebola cortada grosseiramente (usei meia, porque era tudo o que tinha e foi pouco!)
- 3 dentes de alho picados
- 2 batatas cortadas em cubos
- 1 xícara de cenoura em rodelas (fui de baby carrot, a única que tinha por aqui)
- 1 xícara de brócolis (achei que foi pouco, colocaria mais tranquilamente)
- Salsinha desidratada a gosto (ou a erva que você preferir, fresca ou seca)
O mais importante da receita, eu acho, é encontrar uma frigideira ou panela grande o suficiente para caber todos os ingredientes de modo que você possa mexê-los tranquilamente, sem ficar com medo de que eles transbordem. Eu usei uma wok, a única de tamanho mais ou menos decente que tenho.
Comece aquecendo o azeite/manteiga e acrescente o alho, o cominho a cebola e a batata. Mexa bem. Deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando (a quantidade de óleo e o tipo de panela usada vão interferir significativamente na 'frequência das mexidas'. O importante é não deixar nada grudar. Mexer de vez em quando também ajuda os vegetais a cozinharem de maneira uniforme).
Passados os dez minutos, é hora de acrescentar a cenoura.
Mais dez minutos, mexendo ocasionalmente, e já pode acrescentar o brócolis. Aí é só esperar mais 5-10 minutos (dependendo do tamanho dos floretes de brócolis e dos talos, se também forem acrescentados).
Tudo cozido, é só ajustar o sal, pimenta e coroar com salsa desidrata (ou a erva que você preferir).
hmmmm delícia! adoro pratos assim!
ResponderExcluirbjao!
Massa, vou fazer aqui em casa :D Mas sem cominhoooo, odeio cominhoooo. hehehe =P
ResponderExcluirVim te conhecer e gostei muito de tudo o que vi... Com certeza voltarei muuuuiiitas vezes, pois já estou te seguindo.
ResponderExcluirAdorei a receita.... Huuuuummmmm!!!!
Aproveito a oportunidade para te convidar a visitar o meu Blog. Lá tem de tudo um pouco: Receitas, Dicas, Artesanato... E seria um prazer ter a sua companhia como minha seguidora.
Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)
http://decolherpracolher.blogspot.com
Olá Heloiza tudo bem? Que prato lindo hein,me deu vontade de comer :)
ResponderExcluirHoje tem um selinho para você esperando no meu blog:
http://yaraguim.blogspot.com.br/
bjs