Quando você começa a levar um baile das amigas porque não tá postando no blog, você percebe que a situação ficou séria mesmo. A verdade é que, além de todos os problemas de falta de tempo, eu ando (ou andava?) meio desanimada com a cozinha. É tanta coisa pra fazer e arrumar que o prazer de cozinhar se transformou no trabalho de preparar ingredientes, lavar louça e organizar/limpar a cozinha. Mas, agora que eu tou montando meu império de eletrodomésticos e pequenos ajudantes de cozinheira (assunto pra outro post), até que tou conseguindo voltar a me concentrar na parte boa e esquecer a parte chata.
No Natal (olhaí, Samara!) nem fiz grandes coisas. Eu detesto passar Natal longe, então não tava muito animada. Sabe o que é? Dia 24 é aniversário da minha vó, então Natal sempre foi sinônimo de festa super divertida com toda a família. Esse ano, fomos pra casa dos nossos vizinhos. Cada um ficou responsável por um prato e uma sobremesa. Inicialmente, eu ia me arriscar a fazer o peru, mas eu não confio no forno daqui e resolvi trocar por um frango mais confiável mesmo.
Fiz o seguinte: comprei o peito já sem osso e sem pele e cortei os filés. Temperei no dia anterior com cominho (marido ama), sal, pimenta do reino e um tico de páprica. Foram todos pra frigideira, com muito cuidado, para não esturricar. Também cozinhei umas batatas na água com sal até elas amolecerem, mas não muito (sem se desmanchar). Aí peguei uma travessa gigante e coloquei as batatas cortadas em pedaços médios (considerando o tamanho de uma batata inglesa típica recifense, rs, seria equivalente a cortá-la em 3 pedaços) e depois os filés de frango por cima. Cozinhei o equivalente a um buquê de brócolis (usei o congelado!), que também foi pra travessa, temperado com um salzinho. Aí cobri tudo bem lindo com um molho de mostarda parecido com esse - na verdade, na verdade, eu fiz um molho branco e acrescentei mostarda no final, mas como não anotei as quantidades, garanto que esse funciona do mesmo jeito. Pra finalizar, salpiquei salsinha desidrata e pronto!
![]() |
Não tirei fotos do prato. Esses dois registros eu roubei do álbum de fotos do meu vizinho. |
A sobremesa foi a imbatível torta de brigadeiro com banana, mas sem a banana, porque, aparentemente, tem gente que não gosta de banana nesse mundo (vai saber, né).
Taí gostei! Arthur e eu sempre filamos tuas receitas! O natal na tua casa é muito bonito e saboroso mesmo, próximo ano vc tira bem muita casquinha da Vó!
ResponderExcluirBoas festas e força na peruca nessa cozinha!!! <3
êêêêêê!!! \o/
ResponderExcluirTô com Sammy no comentário dela! <3
Hoje, para almoçar aqui em casa, seremos apenas meu primo de 14 anos e eu. O que eu fiz à noite? O molho de mostarda como explicado no post antigo do molho! <3 O lance será: desfiei um peitão de tender que sobrou do almoço de ontem e vou jogar o molho por cima! \o/ Já experimentei e ficou fera! :D
ResponderExcluirA única coisa que mudei no molho foi que eu achei o meu um tanto ácido, apesar de ter caprichado na cebola. :( Mas aí joguei uma colherzinha de açúcar e ficou O PIPOCO! <3
Pra acompanhar, não sei se vai combinar, mas já tinha feito uma lentilha rápida (refogada no alho e na cebola, com um punhado final de coentro), aí vou fazer uma farofinha esperta daquelas com cebola douradinha (!!) e um arroz simples. :)