segunda-feira, 29 de agosto de 2011

fogos para uma promessa cumprida

Quem acompanha esse blog desde o começo, sabe que no primeiro post do minicozinha, há mais de oito meses, eu prometi que ia, um dia, colocar aqui a receita da peperonata, um antepasto de pimentão vermelho que faz um estrago em qualquer festa. Mas o tempo passou e eu nunca postei. Se eu for procurar desculpas pra isso, encontro várias: o pimentão vermelho sempre estava caro, minha amiga que adorava o antepasto se mudou pra São Paulo e aí eu perdi a 'desculpa' pra sempre prepará-lo, a preguiça era grande o bicho era trabalhoso, enfim, o que não falta é desculpa esfarrapada.

Agora, finalmente, aleluia, enfim, compartilho a receita aqui. Não é difícil, só trabalhosa. E, dependendo do preço do pimentão, cara. Mas é bom, viu? Recomendo demais. Aqui fez sucesso, apesar da foto abaixo não ser muito apetitosa, culpa do celular:
peperonata + dip de iogurte no pão sírio cortado em triângulo e assado bem crocante
Para a peperonata, você vai precisar de:
- 3 pimentões vermelhos
- 2 tomates
- 3 dentes de alho
- Azeite

O preparo é bem simples. Se quiser, pode tirar a pele do pimentão e do tomate. Fica mais gostoso, mas, às vezes, me dá uma preguiça triste. Com pele também fica bom. Nunca postei aqui sobre como tirar a pele do tomate, mas, colocando no google, é bem facinho de encontrar. Aquela história de fazer um X com a faca e colocar na água fervendo e depois dar um choque térmico, sabe? Pronto. Dessa vez, eu não quis tirar a pele do pimentão. Além da preguiça, tinha também o medo de disparar o alarme de incêndio desse prédio em terra de gente neurótica com fogo. Imagina o transtorno? Melhor ir com pele mesmo. Voltando ao preparo, comecei cortando os dentes de alho e levei-os a uma frigideira com um fio de azeite. 
Depois de dourarem de leve, foi a vez de colocar os pimentões, já cortados em tiras. 
Dez minutos depois, mexendo de vez em quando, acrescentei os tomates, cortados em pedaços, com semente e tudo. 
Deixei o tomate soltar sua água e fui mexendo, às vezes. Depois acrescentei mais um pouco de água (fervente) e deixei o fogo (baixo) fazer seu serviço.
Aí é só ir olhar de vez em quando e, se preciso, acrescentar mais água, caso a panela esteja seca/secando. Se tirar a pele do pimentão e do tomate, tá pronto em 50 minutos (é, demora mesmo). Com pele, demora ainda um pouco mais, porque ele derrete com menos facilidade. O ponto é quando o pimentão estiver bem molinho, já doce. Para finalizar, basta corrigir o sal e a pimenta e caprichar no azeite. Aí é geladeira e, no outro dia, de preferência, servir com o que lhe apetecer (eu adoro como na foto, com pão sírio assado e dip de iogurte). 




3 comentários:

  1. Morriiiiiiiiiiiiiiiii de vontade!!!!!!
    Vou levar sua receita para minha cozinha!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou a Noêmia do grupo “Blogs de Gastronomia” do Facebook.
    Passei para conhecer o seu blog!
    Adoro pimentão!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que conheço essa amiga de São Paulo! Peperonata é show!!!!!! Eu acerto sempre...

    VIva!

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...