terça-feira, 23 de agosto de 2011

facilitando a vida dos apressados

a foto tá feia, mas a comida tava boa o/
Eu tenho um sério problema com almoço, que precisa ser superado o quanto antes. É que eu não consigo me acostumar a comer um 'prato único'. Eu gosto mesmo é de ter não-sei-quantos-acompanhamentos, todos lindamente harmonizados (ou não!) no meu prato. Um tiquinho de cada coisa, sabe?

A questão é que, normalmente, não dá tempo de fazer várias preparações diferentes só pra um almoço (ou, tá, dois almoços, porque depois disso aquela comida já enjoou, né?). Então, pra facilitar a minha vida e, ainda assim, fazer uma refeição do jeito que eu gosto, resolvi misturar a lentilha e o arroz num balaio só e ver no que dava. Aprovadíssimo! Sujei só uma panela, tive pouco trabalho e fiquei feliz. Quer mais o quê?

Assumo que não me lembro da quantidade exata que usei, mas acho que foi uma xícara de lentilha e uma de arroz. Isso tanto faz, na verdade, porque depois a água vai ser escorrida. Seguinte: comecei levando a lentilha para cozinhar.
Depois que água ferveu, contei 20 minutos e experimentei. O grão já tinha amolecido um pouco, mas ainda não estava muito cozido. Essa é a hora de acrescentar o arroz, já lavado. 
Mais 20 minutos, experimentei de novo e já estava tudo devidamente cozido. Esse tempo varia de acordo com a lentilha e o arroz utilizados, claro. Se preciso, acrescente mais água (fervente) durante o cozimento. Tudo pronto, desliguei o fogo e escorri os grãos. 
Aí foi só refogar um tanto de alho e de cebola - coloquei também uma colherzinha de caldo de carne em pó (apesar de não recomendar, pelos quilos de sódio, mas, enquanto não providencio meus temperinhos, tou me virando com ele mesmo). 
Por útlimo, misturei o refogado com os grãos, ajustei o sal e a pimenta e joguei um punhado de coentro pra dar gosto!


5 comentários:

  1. Aquela menina do 801 sugeriu, lá no Naminhapanela, fazer um purê de lentilhas. Isso vai prestar!? :D

    :*

    ResponderExcluir
  2. Só faltou mesmo um queijinho de coalho pra virar um baião-de-dois super chic e alternativo! Vou repetir a receita aqui em Fortaleza, pertinho do seu Recife...

    ResponderExcluir
  3. elisa,
    lentilha eu gosto. fica a dica da cebola:
    http://allrecipes.com.br/receita/5963/arroz-com-lentilha-e-cebola-frita--mujadarrah-.aspx

    :**

    ResponderExcluir
  4. Heloooooooo, amei essa receita!!!! E ah, que fotos hein, to adorando todas! Bjussss

    ResponderExcluir
  5. Huuum adorei, perfeito ao meu paladar! Farei com certeza! Bjs
    http://borbolsnacozinha.blogspot.com/
    Regiane - Grupo Blogs de Gastronomia do FB

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...