O minicozinha tá tão abandonado, né? Eu sei, eu sei. Mas é a mais pura falta de tempo (de postar) e de disposição e tempo (de cozinhar). Tou passando longe da cozinha - aproveito quando Simone (diarista) vem pra cá e peço para ela deixar várias comidas prontas, que são só requentadas nos outros dias. O resto é sanduíche, ovo, cuscuz e essas coisas ultra rápidas.
Essa situação é temporária, viu? Algumas pessoas já vieram me perguntar se eu ia acabar com o blog ou me perguntar quando eu ia postar receitas e, bem, calma que as coisas vão voltar ao normal em breve. É só que a correria tá grande: além de tudo que é preciso resolver, ainda tenho que separar bastante tempo para ver todo mundo bem muito e aproveitar todos os amigos e familiares, almoços, saídas, cervejas, jantares e afins.
Voltando ao bolinho... esses foram feitos ontem, quando finalmente tive coragem de dar vencimento pro quilo de bacalhau que estava no meu congelador há meses. Tinha aproveitado uma promoção e o peixe ficou lá por milênios, esperando a minha boa vontade. O bolinho ficou delicioso, mas confesso que minha vontade de fazê-lo novamente é zero. E isso é culpa do cheiro do bacalhau e nada demais. Tou para conhecer peixe de odor mais desagradável, viu?
A receita é da Cami, do naminhapanela. Eu quis testá-la desde o dia em que ela foi postada. Segui as indicações quase à risca, mas coloquei algumas quantidades de olho, então sugiro que vocês passem lá no naminhapanela e confiram a receita da Cami. De todo jeito, conto aqui como fiz:
Deixei 1kg de bacalhau de molho no dia anterior, pois tinha muito sal! Troquei a água três a quatro vezes. Dia seguinte, cozinhei o peixe e desfiei. Usei a água do bacalhau para cozinhar as batatas (7 médias) até ficarem bem macias. Aí, elas foram devidamente descascadas e amassadas. Esperei esfriar e misturei as batatas com o bacalhau, mais 2 ovos ligeiramente batidos, muita cebolinha picada e cerca de 2/3 de xícara de farinha de rosca. Moldei os bolinhos (bem pequenos) e depois passei na farinha de rosca (com um tantinho de sal). Untei uma assadeira com bastante azeite e fui colocando os bolinhos, com pouco espaço livre entre um e outro para caber o máximo possível. Depois, reguei tudo com mais azeite e levei ao forno pré-aquecido a 240 graus, na grade de cima. Cerca de 20 minutos depois, tirei a assadeira e virei o lado dos bolinhos para dourar por igual. Mais uns 10 minutos e estavam prontos. Foram mais de cem bolinhos (bem pequenos, lembro de novo!). Ainda sobrou um pouco de massa que o marido pediu para fritar. Ficaram igualmente deliciosos, um pouco mais crocantes.
o minicozinha entrou de férias mesmo, né? :~
ResponderExcluirsei que tem um monte de receita preu fazer.. mas eu gosto de ficar com água na boca com as novidades ;D