Nem só de poucas calorias são feitas as saladas. O segredo dessa é exagerar nas folhas e pegar leve no camarão e no abacate. Sem medo de abacate, gente, faz favor. É calórico sim, mas cheio das gorduras boas. A salada é bem gostosa e nem precisa de muito tempero não. Eu só coloquei um suquinho de limão, sal e pronto.
Os ingredientes são:
- Muitas folhas de alface de vários tipos (não usei tantas porque já estavam no fim. Sexta é dia de zerar a geladeira para ir para a feira no sábado!)
- Acelga - de preferência, só o talo
- Camarão
- Abacate (usei um quarto de um abacate pequeno)
Não tou colocando quantidades porque isso depende de quantas pessoas vão comer, né? E também do gosto de cada um, claro. O preparo é o seguinte: tempere os camarões com bastante alho, um pouco de limão e pimenta a gosto. Pode colocar sal agora ou só na hora que for para a frigideira (costumo fazer do útimo jeito). Deixe marinando por uma hora. Fio de azeite na frigideira bem quente, joga lá os camarões sem o caldo do limão, mas com o alho, e deixa o bicho dar uma fritadinha de leve. É importante não colocar muitos camarões de uma vez só, se não ele começa a soltar água e fica borrachudo. Quando o camarão estiver quase pronto, acrescente a acelga cortada em tiras e deixe por mais uns cinco minutinhos, mexendo sempre. Agora é só montar o prato: primeiro as folhas de alface rasgadas, depois o abacate cortado em tiras finas e, por último, o camarão e acelga.
Confissão de gororoba: sabe aquela lentilha? Tinha uma sobrinha na geladeira dia desses e fiz o seguinte: esquentei na panela, coloquei mais um tantinho de água, rasguei uma mão cheia de folhas de espinafre, acrescentei um limãozinho e umas duas colheres de arroz integral já cozido. Não ficou bonito não, mas tããão gostoso. Comi numa cumbuca e tive uma almoço muito feliz.
Oi Heloisa, nem sei como vim parar no teu blog, o fato eh que achei muito legal. Voce tem umas receitas bem apetitosas!
ResponderExcluirVoltarei!
Da um pulinho la na minha "casa"
Beijos, Debora