quarta-feira, 30 de março de 2011

queijo coalho salgado ou insosso?

Aqui em Recife - e, imagino, em muitas outras cidades nordestinas - você encontra queijo coalho em qualquer esquina. Eu, particularmente, gosto de comprar no Mercado da Encruzilhada. O preço é amigo e eu posso dizer exatamente como quero: se é para assar ou para derreter e se quero com muito ou pouco sal. Dia desses, fui lá comprar o queijo e, como sempre, pedi com sal. Não sou muuuito de coisas salgadas demais não, mas queijo coalho insosso é muito ruim, tem gosto de nada - sei porque é o que minha mãe compra rs. Pois bem, pedi no balcão quanto eu queria e experimentei o queijo para ver o tanto de sal que tinha - costume normal aqui, ignoramos solenemente a lenda (cof) de que não é bom comer queijo coalho cru. Na hora, com pressa, achei salgado, mas aceitável. Levei quase 500g. Resultado: cheguei em casa e, quando fui assar o queijo, comi de novo e percebi que estava muito salgado, intragável. Até o marido que é mais chegado no sal achou que estava difícil de comer. E eu ia fazer o quê com todo aquele queijo? 

Em conversas no twitter, Sil (@Sillmelo) sugeriu que eu lavasse o queijo, para ver se melhorava. Eu achei pouco. Estava tão salgado que uma lavadinha não ia dar jeito não. Aí ela perguntou: 'então porque tu não deixas ele de molho na água?' As luzinhas se acenderam na minha cabeça. Bem, fazia muito sentido e por que mesmo que eu não tinha pensado nisso antes? Ontem à noite, deixei o queijo de molho (de preferência, em água filtrada, hein?) e só tirei agora de manhã. Experimentei e o sal está na medida certa! Então, gente, dê adeus ao queijo coalho muito salgado, seja por vacilo na hora de comprar ou porque foi no supermercado e não dava para saber se tinha muito sal ou não.

5 comentários:

  1. A solução é ótima!!! Queijos salgados jamais...

    ResponderExcluir
  2. lisa! lembrei que na casa da minha avó, pra tirar o sal do queijo, ela coloca ele de molho na água com farinha de mandioca! Não sei porquê cargas d'água, talvez a farinha acelere o processo?! Ou é lenda mesmo? Vai saber... :O Beijo

    ResponderExcluir
  3. Outra coisa que talvez funcione é aquele velho assunto de química e biologia: meios hiper, hipo e isotônicos! :P

    Sei que funciona para tirar o sal da carne de sol: mergulhar a carne em uma quantidade de água e encher essa água de sal. Como a concentração de sal da água será superior à da carne, a água vai extrair esse sal. É o mesmo lance que acontece com a gente quando tá muito tempo no mar: a gente fica engelhado porque tem mais sal no mar do que no corpo da gente! :)

    Funciona mais rápido tirar o sal das carnes assim do que deixá-las de molho por horas na água ou no leite. ;) Mas é bom só usar esse método quando o processo precisar ser mesmo rápido, pra você não gastar todo o sal da cozinha ;)

    ResponderExcluir
  4. lellye, vou testar esse método qualquer dia!!

    e, noca, tás craque em química, hein? hahahaha :*

    ResponderExcluir
  5. Aprendi lá na fazenda :)
    A cozinheira de lá tacou a carne de sol na água com sal e meu tio surtou. Aí ela disse: "Doutor, eu não sei por que funciona, mas sei que funciona. Confie." Aí depois eu entendi isso no 1º ano, quando Sérgio Santos explicou os ambientes "tônicos" em que as células se encontram! :D

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...