quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

antepasto de berinjela

Todo mundo tem uma receita de antepasto de berinjela, né? Eu também. Eu adoro esse antepasto, mas não faço com tanta frequencia, pois sempre rende muito e eu tenho que passar dias comendo a mesma coisa. Também não costumo comprar em padarias, porque custa uma fortuna (!) e nem sempre são bons. Por isso, vez ou outra aproveito uma festa ou reunião para preparar essa receita e matar a vontade.

Os ingredientes são:
- 2 berinjelas grandes
- 2 pimentões vermelhos
- 1 pimentão amarelo
- 1 cebola pequena
- Azeite
- 2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
- 1 colher de sopa de açúcar
- 70g de alcaparras
- 300g de azeitonas sem caroço, fatiadas

Corte a berinjela em fatias finas, salpique sal e deixe desidratar por 30-40 minutos. Passado o tempo, corte a berinjela em tiras finas e pequenas.

Corte os pimentões e a cebola também em tiras finas e pequenas.
Em uma travessa grande, misture a berinjela com os pimentões e a cebola, acrescente o vinagre, o açúcar e bastante azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido (200 graus) por 1 hora. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo.

Tire o papel alumínio, mexa bem os ingredientes e devolva a travessa (descoberta) ao forno. Se preciso, acrescente mais azeite. Aqui, o antepasto ainda ficou por mais 40 minutos - até a berinjela murchar bem e escurecer.
Após tirar do forno, acrescente as alcaparras, as azeitonas e sal a gosto. Se possível, prepare de véspera, para apurar o sabor. Eu gosto de colocar o sal só no outro dia, pois as azeitonas e as alcaparras costumam vir bem salgadas. Se quiser, acrescente passas também.
Petiscos do réveillon 2010/2011

2 comentários:

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...