Quem aqui já foi no supermercado e viu uma carne (boi, frango ou porco) com o título seasoned/assaisonné e ficou se perguntando se aquela carne já seria temperada?
A resposta é: nem sempre.
O termo seasoned ou assaisonné é obrigatório em cortes tradicionais de carne que foram adicionados de sal, fosfato de sódio e água e não necessariamente de temperos específicos. Esse processo é normalmente usado na produção de presuntos, mas também pode ser feitos em cortes tradicionais de carne. Segundo a indústria, o tratamento é "interessante" em carnes com um baixo teor de gordura, como o porco e o peito de frango, por exemplo. Dessa forma, o sal ajuda a conservar a humidade e a carne não fica seca/esturricada após o cozimento. Eu, particularmente, acho que a carne fica com uma textura de esponja.
Em muitos casos, o preço do quilo desse tipo de carne é mais barato. Isso porque a água "pesa" e, apesar de pagarmos menos na conta do supermercado, levamos para casa mais água e menos carne. O teor de sódio, claro, aumenta também. Abaixo, segue um exemplo da tabela de valor nutritivo de um peito de frango assaisonné:
![]() |
Essa marca foi escolhida ao azar. Na verdade, foi a mais fácil de encontrar a etiqueta na internet. Existem várias outras no supermercado. |
Segundo o Canadian Nutrient File, a base de dados canadense sobre o valor nutritivo dos alimentos, um peito de frango é composto por 22% de proteínas (quando cru). No entanto, o peito de frango acima contém 18% de proteínas. Esse valor pode chegar até a 10%. Quanto mais baixo o valor, menos carne e, consequentemente, mais água.
Apresentar a lista dos ingredientes, além de adicionar o termo seasoned/assaisonné e a porcentagem de proteínas na embalagem dos cortes tradicionais de carne que foram adicionados de água, sal e/ou fosfato de sódio é obrigatório, conforme indica o Food and Drugs Regulations. No Canadá, o Food and Drugs Act estabelece as normas relativas à salubridade e ao valor nutricional dos alimentos vendidos no país. Já o Food and Drugs Regulations trata da aplicação da lei e determina os princípios de etiquetagem dos alimentos.
Conhecer a lei e os regulamentos nos ajuda a entender como funciona a indústria alimentícia e, consequentemente, nos torna mais preparados para fazer nossas escolhas na hora de ir às compras. Porque, sim, é preciso pensar e refletir antes de encher o carrinho.
P.S.: Postarei com mais frequência informações sobre a regulamentação canadense para a indústria alimentícia. No próximo, falarei um pouco sobre como funcionam as etiquetas de embalagem de alimentos aqui no Canadá.
P.S.2: informação resumida do governo canadense sobre o assunto: http://www.inspection.gc.ca/food/retail-food/information-bulletins/phosphate-salts/eng/1331671950278/1331672020243
Nenhum comentário:
Postar um comentário