Já começo dizendo que não gosto muito do nome arroz de couve-flor. Porque não é arroz. Nem parecido. Quer dizer, talvez parecido sim. Enfim. Deixei esse nome mesmo porque não levo jeito pra inventar nome de receita e porque essa forma de preparar a couve-flor já tá conhecida assim, né?
Quem não gosta de couve-flor pode comer sem medo, porque o gosto dela fica bem bem leve (pra não dizer imperceptível).
Ingredientes:
- 1/2 couve-flor (equivalente a 2 xícaras depois de triturada)
- suco de 1/2 limão
- 1/2 colher de sopa de gengibre ralado
- 1 e 1/2 colher de sopa de cebola em flocos
- cominho (pitadinha)
- pimenta caiena em pó (pitadinha)
- Mrs Dash (pitadinha)
- sal
- cebolinha
- azeite para untar a assadeira
Claro que os ingredientes do tempero podem variar, de acordo com o que tiver disponível em casa. O único que eu acho realmente fundamental é o gengibre, porque adoro o frescor que ele confere à couve-flor. Ah, e não dá pra exagerar nos ingredientes líquidos (pois vai mudar a textura).
Agora, falando do preparo...
preaqueça o forno a 200°C. Triture a couve-flor num processador até formar pequenos grãos, como os da foto (talvez fique mais fácil visualizar os grãos na foto lá de cima, a primeira).
Acrescente todos os ingredientes e misture bem.
Unte levemente uma assadeira com azeite (ou unte o papel alumínio, se for utilizá-lo). Disponha a couve-flor de maneira uniforme, para que ela toste de forma homogênea. Leve ao forno por 5 minutos.
Tire a assadeira do forno e mexa a couve-flor com o auxílio de uma colher (de pau, de silicone, etc.). Espalhe tudo novamente (de maneira uniforme) e leve a assadeira ao forno por mais 5 minutos. Passado o tempo, em teoria, a receita já tá pronta. Se preferir mais tostada, deixe mais uns 2-3 minutos no forno (só cuidado para não queimá-la! Aqui, foram exatos 10 minutos no total, mas às vezes varia de um forno pro outro). Para finalizar, corte um pouco de cebolinha e decore o prato.
![]() |
a foto é de quando tirei a assadeira do forno pela primeira vez, ou seja, depois de 5 minutos. note que as bordas já estavam ficando ligeiramente marrom/tostadas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário